domingo, 10 de janeiro de 2021

A universidade Portuguesa campeã de artigos "despublicados"

 

Depois de uma redução do número de artigos "despublicados" entre 2017 e 2019 eis que no fatidico ano de 2020 se constata uma inversão dessa tendência, e ainda por cima com um valor superior ao do referido triénio. Note-se que de todos os artigos que até ao momento já foram "despublicados", com afiliação Portuguesa, a Universidade de Coimbra lidera destacada com 43%, seguindo-se a Universidade de Lisboa com 13%, a Universidade do Porto também com 13% e a Universidade Nova com 9%. 

Note-se também que os dados supracitados foram recolhidos na plataforma Scopus em 10 de Janeiro de 2021, o que significa que o número de artigos "despublicados" será superior para o universo de todas as revistas científicas, tanto as indexadas como as não indexadas e o peso da "despublicação" com selo da Universidade de Coimbra aparecerá muito mais diluído nesse universo, como o comprova aliás uma busca na conhecida base de dados Retraction Watch, onde se conclui que o peso dos artigos "despublicados" da Universidade de Coimbra é afinal 23% do total nacional, um valor que até inferior aos quase 25% da Universidade do Porto, o que significa que tanto a Universidade do Porto como a Universidade de Coimbra lideram um péssimo ranking. 

Seja como for é sempre positivo saber que em termos do rácio artigos "despublicados" por milhão de habitantes, Portugal compara bem com Espanha, compara melhor com a França e ainda muitíssimo melhor com os EUA. Essa diferença porém reduz-se se a comparação for feita em termos do rácio artigos "despublicados" por cada 10.000 publicações indexadas. A este respeito veja-se também a Figura 4.1 na página 52 da publicação abaixo, onde os EUA e a China aparecem ambos a vermelho e não é por bons motivos
Bar-Ilan, J. and Halevi, G., 2020. Retracted articles–The scientific version of fake news. The psychology of fake news: Accepting, sharing, and correcting misinformation. London: Routledge. https://www.taylorfrancis.com/chapters/retracted-articles-scientific-version-fake-news-judit-bar-ilan-gali-halevi/e/10.4324/9780429295379-5

PS - A "despublicação" de artigos científicos é um problema de gravidade variável consoante a tipologia em causa, que vai de casos mais ou menos inócuos, como é por exemplo a "despublicação" por conta da ausência de uma autorização oficial para reproduzir uma imagem, ou a não revelação de um possível conflito de interesses de um dos autores, ou a publicação de um artigo com um nome de um autor, que a meio do processo de publicação pediu deixar de ser co-autor, mas que por qualquer motivo o nome dele não foi retirado, até aos casos muito graves como é o caso da "despublicação" dos artigos que respeitam a investigações onde houve falsificação de resultados de experiências. Ver a este respeito as 4 (quatro) causas muito graves de "despublicação", passiveis até mesmo de procedimento disciplinar em instituições universitárias de reconhecido prestigio mundial como o MIT).