quinta-feira, 3 de junho de 2021

Qual o segredo da única área científica em Portugal que consegue meter na ordem as universidades Espanholas ?


No recente exercício de avaliação das unidades de investigação apurou-se que 85% das unidades da área da Matemática foram classificadas com Excelente ou Muito Bom. E porém quando olhamos para o ranking Shanghai relativamente às universidades melhor classificadas na área da Matemática, no espaço Ibérico, constata-se que a Universidade de Lisboa, é a única Portuguesa no Top 10 e nem sequer é capaz de aparecer nas 4 primeiras posições. 

1º - Universidade Politécnica da Catalunha 
2º - Universidade de Granada 
3º - Universidade Autónoma de Madrid 
4º - Universidade Complutense de Madrid 
5º - Universidade de Lisboa 
6º - Universidade de Madrid Carlos III 
7º - Universidade Autónoma de Barcelona 
8º - Universidade Politécnica de Madrid 
9º - Universidade Politécnica de Valência 
10º - Universidade de Sevilha 

E que sentido faz que haja universidades Portuguesas com unidades de investigação na área da Matemática que apesar de terem sido classificadas com Excelente (numa estranha avaliação sem métricas) nem sequer conseguem aparecer no Top 10 Ibérico ?  

Seja como for ainda assim a Matemática Portuguesa conseguiu melhor resultado do que a Nanociência e a Nanotecnologia, que não conseguiu melhor do que o 8 lugar Ibérico !

E porque será que nem a Matemática, nem a Física, nem a nanociência e nanotecnologia, nem qualquer outra área conseguem fazer o que faz a área da engenharia civil que é a única área Portuguesa que ocupa a maioria dos lugares do Top 10 Ibérico ?

PS - Ainda sobre métricas e ao contrário do que sucedeu na avaliação acima referida, onde elas foram proibidas ab initio (assim favorecendo as unidades que tinham más métricas) convém ler o que se diz num documento do Imperial College sobre a avaliação de unidades no Reino Unido: 
"Following consultations on the reform of the RAE there was an agreement to make greater use of metrics, to reduce the burden of assessing research quality...as bibliometric techniques have the potential to provide robust and usable indicators of research quality across a number of disciplineshttps://www.imperial.ac.uk/media/imperial-college/administration-and-support-services/planning/public/research-assessment/Bibliometrics-and-REF.pdf