sábado, 5 de junho de 2021

As universidades Alemãs mostram bem qual é a verdadeira excelência (e também a falta dela) da investigação Portuguesa



No post acima de 27 de Maio já se tinha visto que a investigação da Engenharia Civil Portuguesa, aferida atravès do ranking Shanghai, que compara publicações científicas, citações, colaborações internacionais e prémios, dominava o Top 10 Ibérico e agora fica-se também a saber que quando se compara Portugal com a Alemanha na área científica da Engenharia Civila universidade de Stuttgart ocupa o 1º lugar do Top 10 Luso-Germânico, mas o 2º e 3º lugares pertencem às Universidades de Lisboa e do Minho, que assim confirmam os excelentes que receberam no último exercicio avaliativo. 

Também os lugares seguintes, 4º, 5º, 6º são ocupados por universidades Portuguesas (Coimbra, Nova e Porto). Enquanto que o sétimo, o oitavo e o nono lugares são ocupados pela  Leibniz University Hannover, a Technical University of Braunschweig e a Technical University of Munich, sobrando o 10º lugar para a universidade de Aveiro. O que significa que na área da engenharia civil as universidades Portuguesas ocupam a maioria dos lugares do Top 10 Luso-Germânico.

Compare-se agora o acima referido desempenho da engenharia civil nacional com o da Física Portuguesa, uma área onde recorde-se 87% das unidades de investigação foram avaliadas com Excelente ou Muito Bom, mas onde a universidade Portuguesa melhor classificada, a Universidade de Lisboa, não consegue melhor do que um triste 10º lugar no Top Luso-Germânico ?

E o que dizer das unidades de investigação nacionais da área da Matemática, uma área científica onde 85% das unidades foram avaliadas como sendo Excelentes ou Muito Boas, sendo que a Universidade de Lisboa, a Portuguesa mais competitiva, também não consegue melhor do que um triste 10º lugar no Top Luso-Germânico ? Já a Universidade do Porto, a segunda melhor classificada nacional na área da matemática, não conseguiu melhor do que um desonroso vigésimo terceiro lugar no Top Luso-Germânico. 

PS - Razão antes do tempo teve o catedrático jubilado Ferreira Gomes, quando classificou como um concurso de beleza, aquilo que depois veio a produzir uma muito inusitada enxurrada de Excelentes e Muito Bons, https://maissuperior.blogspot.com/2017/10/ciencia-avaliacao-das-unidades-ou.html que à excepção de poucas áreas científicas, como a engenharia civil, são incapazes de traduzir aquilo que realmente separa a investigação Portuguesa da investigação levada a cabo nas melhores universidades da Europa. Coisa diferente, mas não menos bizarra (e que mostra bem que a politica da ciência em Portugal tem estado a cargo de quem não pretende incomodar minimamente o comodamente instalado status quo), é a de saber como poderia a avaliação das unidades ajudar Portugal a tornar-se científicamente mais competitivo, se apenas 6 áreas "tiveram direito" a ser avaliadas por painéis cujos Chairs eram provenientes de Universidades de topo (Top 100 do ranking Shanghai) tendo havido até uma dúzia de paínéis cujos Chairs pertenciam a Universidades que nem sequer conseguiam estar entre as 500 melhores universidades do Planeta ?