quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O pódio da Universidade de Aveiro e as Universidades de Lisboa e do Porto que andam a fugir às suas obrigações

 

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/05/as-instituicoes-de-ensino-superior-que.html

Ainda na sequência do post acima, segue abaixo uma lista de instituições de ensino superior ordenadas pelo rácio de revisões por docente ETI. Relativamente a Maio de 2020 constata-se que aumentou o número de instituições que conseguiram fazer mais de 300 revisões ao longo de um ano, também que a Universidade do Algarve perdeu o primeiro lugar que é agora ocupado pela universidade de Aveiro enquanto que a UBI saltou do 4º para o 2º lugar. Já as universidades de Lisboa e do Porto andam aproximadamente a meio do pelotão, fazendo companhia a vários Institutos Politécnicos, algo que não se espera de tais universidades. 

Uma hipótese possível explicativa poderia passar pela produção científica, isto é, a Universidade de Aveiro faria mais revisões e publicaria menos ao contrário das Universidades de Lisboa e do Porto, que compensariam o seu baixo nível de revisões com uma produção científica superior. Essa é porém uma falsa hipótese, porque uma pesquisa na base Scopus para os anos 2020 e 2021 mostra que a UAveiro e a UPorto apresentam uma produção similar (9 publicações/docente ETI) enquanto que a ULisboa se fica pelas 6 publicações/docente ETI. 

Por outro lado os referidos valores permitem também concluir que as Universidades de Lisboa e Porto andam a fugir ás suas obrigações, porque é suposto que uma instituição reveja no mínimo dos mínimos um número de artigos igual ao número daqueles que publica o que não parece ocorrer naquelas duas universidades. Contudo é bom que se diga que essas universidades estariam muito pior caso não tivessem revisores altamente prolíficos, como por exemplo o catedrático de engenharia civil Jorge de Brito (ULisboa) ou o investigador de medicina Marco Alves (UPorto), que nos últimos 12 meses reviram respectivamente 252 e 161 artigos.  

Número de revisões nos últimos 12 meses/número de docentes ETI
U.Aveiro..........6
UBI..................5
UTAD..............4
UAlgarve.........4
U.Coimbra......4
U.Minho..........3
ISCTE.............3
UNova.............3
IPBragança.....2
IPolGuarda......2
IPViana C........2
U.Porto............2
U.Lisboa..........2
IPolC.Branco...2
IPolLeiria.........2
IPCA...............2
IPolPorto.........2
UÉvora............2
IPolCoimbra....1
IPolLisboa.......1