sexta-feira, 23 de julho de 2021

A confirmação das mentiras do Secretário Galamba

 


No final de 2019 o Secretário Galamba garantia que uma mina de lítio provoca os mesmos impactos ambientais que uma pedreira (vide post acima) e alguns meses depois tal propaganda mentirosa foi veiculada por uma certa imprensa, que muito convenientemente nada dizia sobre os resíduos que iriam ser gerados na exploração do lítio.

Ontem porém o Público trazia um artigo cujo título não deixa margem para dúvidas "Projecto para Mina do Barroso ignora consequências de falha nas escombreiras" e onde se pode ler:
"a falha da escombreira irá libertar 8,5 milhões de metros cúbicos de resíduos de mina com uma distância de escoamento inicial de 86 quilómetros com impacto em numerosas comunidades ao longo dos rios Tâmega e Douro....O especialista critica ainda o facto de o “aterro de estéril” ser “construído a montante” da escombreira, que é já ilegal em alguns países..  

Ainda assim e mesmo que inventassem uma nova e miraculosa tecnologia para extrair o lítio com impactos ambientais minimos (que não vão inventar) era preciso ter presente que a exploração de todo o lítio que existe no solo Português irá gerar uma riqueza que é muito inferior ao prejuizo provocado pela corrupção e pelas vigarices. Um estudo realizado na UMinho aponta para um total 1200 milhões de euros de exportações durante toda a fase de laboração da mina do Barroso  que é mais ou menos o valor do calote provocado pelo Berardo, agora junte-se a isto mais mil milhões do calote daquele maçon que vive uma vida de luxo e que esta semana aparece na capa da revista Sábado e ainda os prejuizos astronómicos provocados pelo BPN, pelo BPP, pelo Banif e pelo BES. 

Resulta daqui que é muitíssimo mais rentável tentar reduzir a grande corrupção e as grandes vigarices para níveis residuais como aqueles que existem na Suécia ou na Finlândia, com a vantagem de isso não prejudicar em nada o ambiente. O grande projecto mineiro que este país precisa e merece não é por isso o de fazer grandes buracos para extraír lítio (ou qualquer outro mineral) mas somente o de abrir algumas covas para lá enterrar alguns conhecidos grandes corruptos e vigaristas. Dessa forma aqueles não prejudicam mais ninguém e até podem ajudar o ambiente, isto se os bichos necrófagos não forem muito exigentes e estiverem dispostos a fazer o imenso favor de processar carne de tão reles qualidade.