sexta-feira, 30 de julho de 2021

FCT - Incompetência ou ignorância ?



Ainda na sequência do post acima e tendo em conta a lista com o nome dos revisores estrangeiros convidados pela FCT, segue abaixo a lista das subáreas a que pertencem os referidos revisores, que avaliaram as candidaturas dos projectos de investigação da área científica da engenharia civil. 

Estruturas..................................6 revisores estrangeiros
Hidráulica..................................5
Geotecnia..................................4
Planeamento e Transportes......3
Materiais de Construção...........2
Construções..............................1

Porque será que tanto na Call de 2021 como na Call de 2020 houve sempre uma maioria de revisores da subárea de Estruturas e apenas um único revisor da subárea das Construções ? Aliás em 2021 essa maioria até foi reforçada, tendo passado de 5 para 6 revisores de Estruturas. E porque é que o número de revisores de Hidráulica aumentaram de 1 para 5 se o número de candidaturas de Hidráulica foi inferior ao número de candidaturas da área das Construções ? E não sendo possível admitir que o único revisor da subárea das Construções analisou as dezenas de candidaturas dessa subárea então quantas dessas foram avaliadas por revisores de Estruturas, de Hidráulica ou de Geotecnia ?

E porque será que a FCT teima em não convidar os revisores em função do numero de candidaturas recebidas em cada subárea ? Será Incompetência ou ignorância ?

PS - E será que as incompetentes (ou ignorantes) decisões da FCT só ocorrem relativamente à área da engenharia civil ou também ocorrem noutras áreas científicas ?