sábado, 31 de julho de 2021

Departamentos de Engenharia civil das Universidades de Lisboa e de Coimbra renderam-se finalmente aos materiais ligantes activados alcalinamente

 


Ainda na sequência do post acima e tendo em conta que o livro indexado mais citado de sempre da Engenharia Civil em Portugal é um livro sobre ligantes activados alcalinamente, 
faz sentido perceber, ainda que de forma resumida, como evoluiu em números esta linha de investigação, desde que em 2004 foi defendida na Universidade do Minho a primeira tese de doutoramento sobre esses materiais, por parte de um então docente da UTAD, Teixeira Pinto, tese essa que foi Orientada pelo professor Said Jalali, que se aposentou em 2010. 

Uma pesquisa na base Scopus pelos termos "alkali-activated" ou "geopolymer" no título, resumo ou palavras-chave revela que a primeira publicação indexada com afiliação Portuguesa é de 2006 e desde essa data o total já atinge 212 publicações. Constata-se também que somente no ano de 2015 as publicações indexadas sobre esses materiais ultrapassaram a dezena em termos anuais e desde 2017 já se produzem três dezenas a cada ano, o que mostra que esta linha de investigação já ganhou raízes neste país.

A figura acima mostra a evolução da produção científica acumulada, para os departamentos de engenharia civil das diferentes universidades. A engenharia civil da universidade do Minho lidera destacada, com uma produção muito superior à dos outros departamentos de engenharia civil. Segue-se depois a UTAD, a UBI, a Universidade do Porto e por fim a Universidade de Lisboa e a Universidade de Coimbra, ambas ainda com um número incipiente de publicações. Note-se que o "segundo lugar" da Universidade de Aveiro não pertence a investigadores de engenharia civil, que curiosamente ainda não se interessaram pelo tema (o mesmo sucedendo com os investigadores de engenharia civil da UNova), mas  sim de uma unidade de investigação do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.

PS - Os dois primeiros lugares do pódio, dos investigadores de engenharia civil, com mais publicações sobre estes materiais, é ocupado pelos investigadores Pacheco Torgal e Nuno Cristelo. Se porém a análise incluir também a produção dos investigadores do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro, então o pódio nacional passa a ser ocupado por J. Labrincha e Pacheco Torgal.