domingo, 15 de agosto de 2021

Porque é que o Presidente da Entidade Reguladora da Saúde custa mais do dobro do que custa o Presidente da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido ?

 


Ainda sobre o tal sorridente catedrático mencionado no post acima que foi Presidente da Entidade Reguladora da Saúde-ESR durante o famigerado Governo do Sr. Sócrates, é importante que os Portugueses se perguntem porque é que neste país técnicamente falido o Presidente da ERS ganha bastante mais do que ganha no Reino Unido o Chair of the UK Health Security Agency ? 

O primeiro ganha 5700 euros/mês, a que acrescem 2280 euros para despesas de representação e ainda uma viatura e respectivo motorista. Contudo atenta a diferente riqueza dos dois países, aferida pelo PIB/capita então o Presidente da ERS deveria ganhar 4576 euros/mês para ter um salário equivalente ao do Presidente da referida Agência Britânica. O que significa que se além disso ainda levarmos em conta, as despesas de representação e o custo associado à viatura e ao seu motorista então o Presidente da Agência Portuguesa custa em termos relativos mais do dobro do que o Presidente da Agência Britânica. 

Recordo que também na Suécia, estes cargos não tem direito nem a viatura nem muito menos a motorista. Já em Portugal até temos muita sorte pelo facto dos nossos deputados, autarcas, gestores de empresas públicas e tutti quanti não desatarem a comprar Porsches com o dinheiro dos contribuintes (como fizeram estes espertalhaços sem vergonha) pois vontade é coisa que não lhes falta. 

Faz por isso sentido perguntar porque é que um país pobre e endividado até aos cabelos como Portugal pode pagar aquilo que um país rico não paga ? Será que a resposta pode ser encontrada num poder politico com um ADN altamente parasita, cuja única missão tem sido inventar estratagemas para canalizar o dinheiro dos perseguidos contribuintes para o pagamento das suas mordomias, da sua familia e dos seus amigos e conhecidos? 

PS - Tão mau como assistir a um tal desfile de mordomias, pagas com o dinheiro dos contribuintes, é ver quem é que o Governo nomeia para tais cargos, como se percebe aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/07/ministro-nomeia-boy-para-cargo-que-paga.html ou se percebe ainda melhor na nomeação de um licenciado em Ciência Politica que era Adjunto do Secretário de Estado Galamba para Presidente da Agência de Energia https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/11/portugueses-de-1-categoria-que-querem.html