domingo, 20 de dezembro de 2020

Nova variante do Covid-19__O que é que o Governo Português está à espera ?




O que é que o Governo Português está à espera para seguir o exemplo da Holanda, da Irlanda, da Bélgica, da Itália, da França e da Alemanha e cortar as ligações aéreas ao Reino Unido, para tentar impedir a entrada em Portugal da nova variante do Covid-19, que é muito mais infecciosa (o Ministro da Saúde do Reino Unido disse que perderam o controlo da mesma) e também porque o nosso país não tem os muitos recursos médicos que existem naqueles países (já que Portugal (por via dos milhares de milhões que se perdem com a corrupção e com a banca) é um dos países da Europa com menor número de camas de cuidados intensivos per capita)?


A carta aberta ao Conselho nacional de educação e as grossas asneiras de ilustres penalistas


https://www.publico.pt/2020/12/18/opiniao/opiniao/carta-aberta-conselho-nacional-educacao-recomendacao-relativa-acesso-ensino-superior-1943385

O investigador Gil Nata da Universidade do Porto, primeiro autor de uma carta aberta ao CNE, enviou-me ontem à noite um email dando conta da publicação da mesma na imprensa (link acima), na qual se critica uma proposta sobre mudanças no acesso ao ensino superior. Para quem não esteja familiarizado com o trabalho deste investigador convém recordar que ele tem estudado o gravíssimo problema da inflação de notas. Vide por exemplo a publicação na revista Higher Education"Unfairness in access to higher education: a 11 year comparison of grade inflation by private and public secondary schools in Portugal

Sobre este assunto convém também recordar que quando aqui há tempos o jornal Público contactou o Ministro Heitor para se pronunciar sobre esse problema o único comentário que obteve foi o de que “A questão das notas de ingresso no ensino superior não é relevante.”. Um entendimento que reputo de absolutamente incompreensível na justa medida em que a inflacção de notas (que os inspectores de educação dizem não ter meios para travar) tem vindo literalmente a lixar (o termo correcto não é bem este mas antes aquele cantado pelo Abrunhosa) vida a muitos jovens deste país que foram roubados do acesso ao curso a que tinham legitimamente direito e a que só não conseguiram aceder porque não frequentaram certos Colégios privados, cuja "tática pedagógica" é unicamente a da inflação notas.

É por isso, pelo menos para mim, absolutamente evidente que se há alguma mudança urgente que é preciso fazer é a da criminalização dessas mesmas "táticas pedagógicas", já que neste momento e muito estranhamente, o máximo que a lei prevê é que  seja instaurado um processo disciplinar aos diretores pedagógicos dos referidos colégios, o qual pode resultar numa inócua advertênciazinha, numa multazinha, numa suspensãozinha ou no máximo dos máximos no afastamento de funções. Já aqueles jovens que foram roubados do seu futuro a resposta que a República Portuguesa lhes dá é que se amanhem (leia-se, que se vão inscrever numa juventude partidária que é a forma menos trabalhosa de arranjar um emprego decentemente remunerado em Portugal) tudo porque neste anormal país, ilustres penalistas, por certo moralmente amputados, acham que faz sentido criminalizar quem rouba 5 euros mas não quem rouba um futuro a alguém ! 

PS - E deve-se aproveitar também para corrigir uma outra grossa asneira dos mesmos ilustres penalistas, que muito convenientemente se esqueceram de criminalizar as mentiras nos currículos académicos https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/11/mentiras-nos-curriculos-academicos-nao_10.html



sábado, 19 de dezembro de 2020

Can university professors buy better evaluation with lenient grading?


Check below the link for a thought-provoking paper published this year in the journal Assessment & Evaluation in Higher Education titled "Can professors buy better evaluation with lenient grading? The effect of grade inflation on student evaluation of teaching": 
"At many universities, student evaluations of teaching (SET) are used for determining promotion, tenure, and other financial benefits for professors, which gives incentive for them to try to increase their scores. However, previous research, mainly based on US data, indicates that SET scores not only depend on teaching effectiveness and quality, but also on several other factors, most notably on grades...Our findings suggest that increasing the grade of a student by one will cause them to give approximately 0.2–0.4 higher evaluations..."

Of course, we cannot forget that in the UK the professors who give lower grades risk being investigated https://www.timeshighereducation.com/news/lecturers-face-investigation-if-average-mark-below-21 which means a more lenient grading approach becomes a favorable choice for many, creating a win-win scenario. The students get happy and in return, the professor gets better evaluations from students, and in this way the professor also avoids investigations! There´s only a "minor problem", the integrity of the evaluation process.

Update on December 2021 - In the conclusions of a recent paper published in the very same journal one can read the following:   "use of online student evaluation of teaching as a platform to harass, offend and, at times, menace teachers in higher education" https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2021.2012643

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Bibliometrics in Recruitment__A case study at the University of Oslo




Still following the post above check below the link for the case study at the University of Oslo, a university which has always been among the Top 80 best universities in the world, according to the Shanghai Ranking:

"This paper investigates the use of metrics to recruit professors for academic positions. We analyzed confidential reports with candidate evaluations in economics, sociology, physics, and informatics...This analysis included 59 recruitment processes with 1,172 applicants, 57 announcement texts, 11 selection committee reports, 59 expert committee reports, and 29 interviews committee reports"  https://link.springer.com/article/10.1007/s11024-020-09419-0



Covid-19__A resposta que a historiadora Raquel Varela já merecia há muito




O jornal Público publicou uma reposta (link acima) de uma enfermeira às muitas alarvidades que a historiadora Raquel Varela (titular de um impressionante índice-h=1 e uma ainda mais impressionante média de 0.4 citações por publicação, na base Scopus) tem vindo a produzir sobre o Covid-19 no seu Facebook, resposta essa que ela não apreciou minimamente.   

É porém pertinente recordar que se trata da mesma historiadora Raquel Varela que foi objecto de vários posts neste blog, como quando muito inteligentemente e com um notável rigor académico, que por certo fará história decidiu comparar o PAN ao nazismo ou quando de forma taxativa e com igual rigor académico, escreveu em 2019 que o aquecimento do Planeta Terra é provocado por alterações à sua órbita e ao seu eixo (variações orbitais sobre as quais ela sem dúvida alguma percebe muitíssimo). https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/a-historiadora-da-unova-e-o-aquecimento.html os tais ciclos de Milankovitch, que neste blog foram objecto de um outro post também em 2019, sobre a mesma historiadora https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/a-tipologia-negacionista-os-gananciosos.html 

PS - A própria NASA fez questão, em post de Fevereiro deste ano, de esclarecer (as mentalmente preguiçosas ovelhinhas e ovelinhos que acriticamente engolem as teses negacionistas de opinadores do Facebook) que os ciclos de Milankovitch, não permitem de maneira nenhuma explicar o actual e catastróficamente acelerado aquecimento do Planeta Terra, https://climate.nasa.gov/blog/2949/why-milankovitch-orbital-cycles-cant-explain-earths-current-warming/ sucedendo até que se eles tivessem a influência que alguns acéfalamente lhe atribuem teríamos nesta altura um Planeta mais frio e não mais quente, embora claro está também seja possível que a NASA saiba muito menos sobre este assunto do que a omnisciente historiadora Raquel Varela!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Os investigadores que mais contribuíram para manter Portugal no topo

 


Relativamente ao post acima segue abaixo a lista dos 11 nomes daqueles investigadores que mais contribuiram para o excepcional desempenho de Portugal

Rui Cruz.........................UALG
J.Pedro-Oliveira.............UNova
Sónia Carabineiro..........UNova
Marco Alves...................UPorto
Jorge de Brito.................ULisboa
Vitor F. Pires...................IPSetúbal
Mamede de Carvalho.....ULisboa
J.C. Leitão......................UBI
António Abreu................IPLisboa
Joana Prata....................UAveiro
Nuno Domingues...........IPLisboa

Note-se que só foram contabilizados os artigos publicados em revistas indexadas na Web of Science

PS - Se quando Portugal ganhou aquela competição europeia do chuto na bola em 2016, a equipa (incluindo os suplentes, mesmo aqueles suplentes que jogaram zero minutos) foram recebidos com grandes honrarias em Belém, o mesmo tendo acontecido aos membros da equipa de Sub-19 em 2018) então não se pode exigir menos para os 11 investigadores mencionados acima, ou será que mesmo no mundo Covid, a ciência continua a valer menos do que a actividade do chuto na bola ? https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/11/a-desvalorizacao-da-ciencia-e-da.html


quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A "cultura" da tortura

 

Com a devida vénia reproduzo abaixo um breve excerto de um recente post do catedrático jubilado Vital Moreira:
"No dia em que um Governo socialista, por oportunismo "lisboacêntrico", descesse à ignomínia de patrocinar ou apoiar uma tal candidatura, garanto que aí terminaria a minha confiança na integridade de uma política de esquerda" https://causa-nossa.blogspot.com/2020/12/barbarie-tauromaquica-11-cultura-da.html

PS - Ainda sobre este importante tema revisite-se o post abaixo: 

Programa Governamental "Edifícios Mais Sustentáveis 2020/2021"




Como se pode ler no link acima o Programa Governamental "Edifícios Mais Sustentáveis 2020/2021" que visou o melhoramento do desempenho energético e hídrico dos edifícios, esgotou a verba de  4,5 milhões de euros com mais de quatro mil candidaturas. Noticia no link acima. 

Porém se este país não tivesse de pagar milhares de milhões de euros em SWAPS inclusive pelo tal pior SWAP do mundo talvez pudesse ter mais do que 4.5 milhões de euros para algo que é muito importante como é a sustentabilidade dos edifícios. Sobre este assunto vale a pena revisitar os posts:

E isto já para nem falar da questão do microbioma dos edifícios comentada em post do passado mês de Julho e que é especialmente pertinente no mundo Covid, já que ao contrário do que muitos pensam e de acordo com o Serum Institute (o maior fabricante mundial de vacinas) a produção de vacinas suficientes para vacinar todos os humanos não ocorrerá antes de 2024.  https://www.economist.com/the-world-ahead/2020/11/16/the-path-to-a-covid-19-vaccine-may-be-quick-but-it-will-be-bumpy

PS - A imagem acima diz respeito a um edifício que integra um grupo de dez que em 2020 receberam uma distinção pela sua elevada sustentabilidade 



terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Investigador disponível para se sacrificar por Portugal


Revela hoje a imprensa que os pilotos da TAP, aqueles senhores que passavam o tempo a fazer greves, as quais causaram naquela companhia prejuízos de centenas de milhões de euros, mas que num gesto heróico de profundo sacrificio, agora que a TAP está praticamente na falência, revelaram que estão disponíveis para receber somente o mesmo que recebem os pilotos da conhecida companhia área Alemã Lufthansa. 

Eu pessoalmente também estou disponível para me sacrificar duramente pela excelsa pátria Lusitana, aceitando receber unicamente o mesmo valor miserável que recebem os investigadores na Alemanha e nem um cêntimo a mais. Tudo a bem desta grande Nação. 

 Aditamento em 16 de Dezembro -  Informou hoje a imprensa que um piloto da TAP com 1 ano de experiência pode ganhar 84.000 euros por ano (ao fim de 10 anos pode receber 185 mil euros por ano e no topo da carreira pode ganhar 260.000 euros por ano, o que dá quase 20.000 euros por mês) enquanto na Espanha um piloto na Ibéria recebe no inicio da carreira 40.000 euros ! No global os 1350 pilotos da TAP consomem em salários 304 milhões a cada ano. Percebe-se assim muitíssimo melhor o motivo porque os pilotos da TAP não querem fazer o sacrifício de ganharem o mesmo que ganham os pilotos Espanhóis e tambem porque é que a TAP se tornou um poço sem fundo e agora necessita de quase 4.000.000.000 de euros.  https://eco.sapo.pt/2020/12/16/pilotos-da-tap-chegam-a-ganhar-mais-do-dobro-que-os-da-iberia-e-air-europa/

Faz por isso todo o sentido reproduzir novamente as 8 perguntas que apareciam na parte final de um post anterior:

"a) Integra-se a empresa (TAP) nas funções indeclináveis do Estado ? Não
b) Subsistem as razões históricas da sua criação ? Não, desde há muito.
c) Trata-se de bem que, de outro modo, não seria fornecido ? Não.
d) Produz o Estado melhor do que os privados ? Não.
e) Tem o Estado trazido mais concorrência ao sector ? Não.
f) Quanto mais vai o Estado lá meter ? Muito.
g) Passa essa despesa pública nas análises custos-benefícios? Não. 
h) Têm as finanças públicas arcaboiço para as manter? Não, está visto que não."

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/07/corrigir-uma-gravissima-injustica.html

 

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Peer Review of scientific articles: Performance of European countries between May and December

Still following the post above see below an update for the performance of European countries between May and December where is possible to confirm the rise of Norway and Poland. There are now 8 countries with a ratio below 1000 papers in the last 12 months while in May the number of those countries was much higher. 

This shows that more countries are realizing the importance of dedicating more efforts to peer review activities thus avoiding the label of "cheats" as coined by Professors Owen Petchey and Jeremy Fox https://esajournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1890/0012-9623-91.3.325


Country........................Ratio (Revised papers in the last 12 months /million population)
1-Portugal...........................3937
2-Denmark..........................1956
3-Spain…………………..….1942
4-Italy..................................1874
5-Cyprus.............................1860
6-Sweden...........................1685
7-Norway……………....…..1579
8-Switzerland......................1559
9-Finland.............................1527
10-Malta..............................1488
11-Croatia...........................1475
12-Luxembourg...................1297
13-UK..................................1282
14-Estonia...........................1244
15-Romania........................1200
16-Netherlands………….…1062
17-Belgium……………....…1047
18-Poland……………….….1142
19-Iceland...........................1025
20-Austria……………..……1024
21-Lithuania..........................995
22-Serbia..............................839
23-Hungary...........................664
24-Germany………..….........593
25-Bulgaria…………….…….551
26-Czech Rep.......................551
27-France.............................466
28-Latvia..............................384

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