sexta-feira, 28 de maio de 2021

Três simples perguntas sobre a excelência científica de uma certa área

 

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2021/05/shanghai-ranking-por-areasso-6.html

Ainda na sequência do post acima sobre a área da engenharia civil que domina o Top 10 Ibérico incluindo o segundo e terceiro lugares, compare-se esse desempenho com o desempenho da área da Física, que na última avaliação de unidades de investigação, teve 87% classificadas com Excelente ou Muito Bom. 

Lista dos 10 cursos de Física do espaço Ibérico com melhor classificação no ranking Shanghai 2021 por áreas.

1º Universidade Autonoma de Madrid 
2º Universidade de Barcelona 
3º Universidade de Valência  
4º Universidade Autonoma de Barcelona 
5º Universidade Politécnica da Catalunha 
6º Universidade de Lisboa
7º Universidade de Granada 
8º Universidade de La Laguna 
9º Universidade de Oviedo 
10º Universidade de S.Tiago de Compostela

1 - Como é que com tantas unidades classificadas com Excelente e Muito Bom, a Física Portuguesa só tem direito a um lugar no Top 10 Ibérico enquanto que a área da engenharia civil ocupa nada menos do que seis lugares, incluindo o segundo e o terceiro lugar  ?

2 - Se houvesse um campeonato Ibérico de futebol poderia alguém achar um excelente resultado que a melhor equipa Portuguesa só conseguisse ficar em 6º lugar ?

3 - E se é assim relativamente à Espanha, que não é nenhuma potência científica mundial na área da Física,  que distância é que separará a excelência Portuguesa da área da Física da excelência das melhores universidades dos EUA nessa área ?

Tenha-se presente que a universidade Espanhola melhor classificada na área da engenharia civil está em 6º lugar mundial no ranking Shanghai 2021 por áreas enquanto que a melhor Universidade Espanhola na área da Física nem sequer aparece entre as 50 melhores a nível mundial

Tenha-se também presente que Portugal gastou até hoje muitissimo mais com a investigação da área da Física do que com a área da engenharia civil, o que se fica a dever ao facto da Física ser a área preferida do Ministro Mariano Gago, só para o CERN, de que o nosso país faz parte há 35 anos, Portugal paga todos os anos uma quota de uma dezena de milhões de euros.