quinta-feira, 9 de abril de 2020

Coronavírus__Mais um dia de cobardia

Passou mais um dia e este Governo continua sem requisitar os hospitais privados para ajudar a combater o coronavírus. Bizarramente, um Colega de engenharia civil (septuagenário reformado, com uma situação económica bastante acima da média, por conta da sua actividade empresarial) enviou-me um email dizendo que não se justifica a referida requisição pelo seguinte motivo:

Não me parece mal que não tenha (ainda) requisitado.
Fui à procura do números e fiz o seguinte quadro:
País
Popul. (milhões)
1% da popul./365
(mortos/dia em regime normal)
Mortos COVI-19
01/04/2020
Acréscimo de mortos por dia devido ao COVID-19
Espanha
46,8
1282
589
45,9%
Portugal
10,3
282
27
9,6%

Parece contudo que o meu ilustre Colega, se esqueceu que a Espanha requisitou os hospitais privados no dia 16 de Março e actualmente a situação em Portugal já é bastante pior do que a situação da Espanha naquela data:
Espanha (16 Março).........9191 infectados....329 mortos
Portugal (9 de Abril)........13141 infectados....380 mortes

Convém contudo não esquecer que a Espanha é um país muito maior do que Portugal pelo que a comparação correcta é a que abaixo se apresenta:
Espanha (16 Março)........196 infectados/milhão.....7 mortos/milhão
Portugal (9 de Abril).......1275 infectados/milhão....36 mortes/milhão

Isto já para nem sequer falar do rácio número de camas em UCI/milhão de habitantes, onde Portugal tem no panorama europeu, um desempenho miserável. Ou seja a situação Portuguesa é muitíssimo pior do que a Espanhola, pelo que faz sentido perguntar, estará a omissão (leia-se cobardia) deste Governo a contribuir para o aumento do número de mortos do coronavírus ?


P.S - Na resposta que enviei ao meu ilustre Colega, disse-lhe que havia uma outra grande diferença entre Portugal e a Espanha, por aqui há muitos cobardes. Quem o disse foi o General Franco e não se enganou.