sexta-feira, 16 de abril de 2021

Patentes__Univ. do Minho com melhor desempenho que a Univ. de Lisboa e a Univ. Nova juntas



Relativamente à recente noticia no link acima sobre as universidades com mais patentes nos últimos 5 anos, é evidente que só se pode comparar aquilo que é comparável, não fazendo sentido comparar uma universidade que tem milhares de docentes com uma universidade que tem poucas centenas, pelo que no mínimo importa fazer comparações para igual número de pessoal docente. Lista Abaixo.

1º - Univ. do Minho............20 patentes por cada centena de docentes ETI
2º - Univ. do Porto.............16
3º - Univ. de Coimbra........14
4º - Univ de Aveiro............12
5º - Univ. Nova..................10
6º - Univ. de Lisboa.............9
7º - UBI...............................8
8º - Univ. de Évora..............4

Já não bastava às duas universidades Lisboetas apresentarem um resultado muito abaixo do esperado em termos de produção de livros indexados ou em termos do número de revisores mais prolificos e o mesmo também agora se confirma com a produção de patentes.  E como aceitar ou sequer compreender esta ineficiência implicita no facto destas duas ricas Universidades (para onde vai a maioria das verbas da Fundação para a Ciência e Tecnologia) juntas apresentarem um desempenho inferior à Universidade do Minho ? 

E como é que a Vice-Reitora da Universidade Nova, Elvira Fortunato, que coordena a investigação daquela universidade consegue explicar a baixa produção de patentes da sua universidade ? Não constituirá isso mais uma prova (a somar à péssima descida daquela universidade no conhecido ranking Shanghai) da evidente ineficácia da sua coordenação ?