segunda-feira, 18 de maio de 2020

Engenharia Civil__A importância de um mínimo de amor próprio

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/05/engenharia-civilos-44-professores-e.html

Sobre a lista de 44 autores no post acima abaixo os 9 que participaram em pelo menos dois artigos dos 40 mais citados de sempre e cujos os nomes estão ordenados pela primeira letra do apelido. 

António Pais Antunes............Professor Catedrático
Elsa Caetano..........................Professora Associada com Agregação
J.P. Castro-Gomes.................Professor Catedrático
Álvaro Cunha........................Professor Catedrático
Maria da Conceição Cunha....Professora Catedrática
Jorge de Brito.........................Professor Catedrático
Paulo B. Lourenço.................Professor Catedrático
Filipe Magalhães....................Professor-Auxiliar
F. Pacheco-Torgal..................Investigador Principal

Não deixa de ser intrigante ver um Professor-Auxiliar na lista supra, principalmente quando ainda por cima ele tem mais de uma centena de publicações indexadas na Scopus, que receberam até ao momento milhares de citações https://orcid.org/0000-0003-3340-9817 ao mesmo tempo que há professores associados na área da Engenharia Civil, com menos de 5 publicações indexadas na Scopus e até há catedráticos com uma produção científica muito inferior à dele. 

No Departamento de Engenharia Civil do Técnico também havia por lá um Professor-Auxiliar, na área das Estruturas, que também produzia muito mas nunca mais chegava a Associado. Uma dia teve deve ter tido uma iluminação e concorreu para uma vaga de Associado no departamento de engenharia mecânica, lugar onde esteve menos de 5 anos antes de chegar a catedrático em 2018. 

Infelizmente os cursos de engenharia não ensinam os futuros engenheiros a terem um mínimo de amor próprio, pelo que há aqueles que (ao contrário do tal Colega do IST) passam a vida sem nunca o encontrarem.