domingo, 3 de maio de 2020

Covid-19__O cientista Sueco que os velhos adoram...excepto aqueles que estão em lares

É evidente que a entrevista hoje no jornal Público do tal cientista (que tem 70 anos) que aconselha o Governo da Suécia vai desagradar a muitos, principalmente quando diz que daqui a um ano o número de mortos acabará por ser quase o mesmo em todos os países europeus, mas vai ser muito bem recebida pelos velhos depois de lerem a parte abaixo:
"Não sei o que se está a passar em Portugal, mas muita gente mais velha na Suécia pensa que tem de ficar dentro de casa e nunca sair. Penso que isso é muito estúpido. Façam um passeio de uma hora todas as manhãs. Não se misturem com outras pessoas, mas passeiem...Mas não fiquem é fechados em casa todos o dia".

P.S1 - É claro que há uma pequena parte da entrevista que vai deixar as pessoas velhas de cabelos em pé:  "não é possível evitar que o vírus entre nos quartos das pessoas mais velhas"  importa porém não esquecer que ele está a falar daqueles que estão em lares, pois nesses parece ser quase impossível evitar que os cuidadores não levem o vírus lá para dentro.

P.S2 - É preciso no entanto ter em conta que existe um pressuposto discutível (e com carácter de futurologia) na argumentação do referido cientista, o de que a descoberta da vacina levará pelo menos, um ano e meio.