sábado, 16 de maio de 2020

Nobel da Física para Elvira Fortunato ?


Será que a catedrática Elvira Fortunato da Universidade Nova vai receber o prémio Nobel da Física ? Ninguém sabe. Não sabe a própria, não sei eu e muito menos o sabe o Expresso ou o jornalista Virgílio Azevedo, que escreveu um extenso artigo hoje naquele semanário que levou a uma estranha opção editorial por uma chamada de capa onde se pode ler "Elvira Fortunato na corrida para o Nobel da Física"

Felizmente porém que a própria contactada pelo Expresso evitou comentar o "furo" jornalístico. Já quem não teve o mesmo bom senso foi o Catedrático jubilado da Universidade Nova, Fernando Santana, e o Presidente do IST, Rogério Colaço (titulares de um índice-h platina respectivamente de 2 e 18 que não comparam bem com o de outros cientistas) que se acharam suficientemente sabedores para darem a sua opinião sobre as hipóteses da Elvira Fortunato, embora na verdade eles soubessem e saibam tanto quem vai ser o próximo prémio Nobel da Física quanto qualquer cientista Português ! O primeiro do alto da sua especialidade em engenharia sanitária, das suas portentosas 13 publicações indexadas na Scopus e do seu imponente h-index=4 até chegou ao extremo absurdo de falar em "ousadia da sua especulação científica" !!!!

Porém é preciso não esquecer que este rigoroso jornalista é o mesmo que em Dezembro de 2017 escreveu no Expresso que estava de regresso à pátria, uma estrela da ciência que alegadamente até tinha um artigo citadíssimo (154 citações)!!! (embora cá pela pátria, como então escrevi, houvesse quase mil investigadores com artigos muito mais citados do que o tal citadíssimo, que ninguém apelidava de estrelas)  e também o mesmo jornalista que há poucos meses escreveu umas asneiradas sobre prémios Nobel https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/o-jornalismo-de-investigacao-do.html

P.S - A Web of Science revela todos os anos uma lista de potenciais vencedores de prémios Nobel (link abaixo) e a previsão deles vale muito mais do que a dos dois catedráticos acima mencionados e muitíssimo mais do que previsão de um jornalista licenciado em economia como o comprova a frase:  
"To date, 50 Citation Laureates have gone on to receive a Nobel Prize, 29 within two years of being listed" https://clarivate.com/news/the-web-of-science-group-reveals-annual-citation-laureates-of-nobel-class/ 
curiosamente nome da catedrática Elvira Fortunato não aparece lá (e isso devia ser suficiente para que alguns académicos e outros menos académicos evitassem fazer indigna futurologia), mas aparece lá o nome do físico A.Ekert (k-index=289), do físico T. Heinz (k-index=421) e ainda o do físico J. P. Perdew (K-index=529) que convém recordar tem um artigo em conjunto com o Carlos Fiolhais, artigo esse que já recebeu mais de 16.000 citações na base Scopus. Esse sim é que é um artigo citadíssimo.