quarta-feira, 20 de maio de 2020

O “ayatollah” de Barcarena ataca novamente


“ayatollah” de Barcarena, foi o apelido que um catedrático da faculdade de economia da Universidade do Porto deu em Julho de 2015 ao Director de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo. Na altura o catedrático não foi meigo nas palavras:

Estava o catedrático porém muito longe de adivinhar que nesse mesmo ano de 2015, mais especificamente em 13 de Dezembro, o mesmo “ayatollah” Sérgio Figueiredo achou uma óptima ideia que a TVI, que pertence á Espanhola Prisa, publicasse uma noticia absolutamente irresponsável sobre um banco Português:   "Banif: está tudo preparado para o fecho do banco”   que como não podia deixar de ser levou a uma retirada (em pânico daquela instituição) de quase mil milhões de euros de depósitos, pelo que se o banco não estava bem pior ficou, comportamento esse pelo qual agora responde pelo crime de ofensa à reputação económica https://www.publico.pt/2020/03/20/economia/noticia/tvi-sergio-figueiredo-vao-julgamento-crime-ofensa-reputacao-economica-caso-banif-1908645

Por uma estranha mas muito oportuna coincidência o grupo Espanhol Santander comprou logo a seguir o referido BANIF com um generoso desconto de 75%, um banco que note-se tinha um valor contabilístico de 600 milhões foi comprado por 150 milhões. Os Espanhóis podem não ser muito bons a combater o coronavírus mas são muitos bons a fazer bons negócios. Ainda no que respeita a bancos importa também não esquecer que a justiça Espanhola meteu 11 banqueiros na cadeia e Portugal meteu zero, o que mostra bem quais são as prioridades Portuguesas e quais são as Espanholas e talvez seja por isso que o salário mínimo na Espanha seja de 13.300 euros/ano, o que representa um acréscimo nada dispiciendo de 4158 euros sobre o salário mínimo Português. 

Curiosamente ontem o jornal i informou que o Sérgio Figueiredo, o mesmo que confessou gostar daquele politico que dizia que era muito dificil viver em Portugal com menos de 20.000 euros/mês também o mesmo que autorizou a ida do skinhead Mário Machado (o tal que participou na morte do Alcindo Monteiro e tem um vasto currículo que inclui roubo, coação e até sequestro) ao programa do Goucha, agora tem andado a censurar reportagens da conhecida jornalista Ana Leal, que são muito incómodas para certas pessoas. Ou seja, aquilo que aquele deveria ter calado e não ter permitido não calou e permitiu e aquilo que deveria tornar público prefere calar. Mais palavras para quê ? É a lei do “ayatollah” de Barcarena. Aproveito aliás esta oportunidade para relembrar uma das últimas reportagens da Ana Leal sobre um falso engenheiro que era uma engenheira

P.S1 – O Governo decidiu entretanto que vários milhões de euros dos elevados impostos cobrados aos Portugueses tem de servir para apoiar os media nacionais e o grupo que manda na TVI vai receber mais de 3 milhões de euros. Como é evidente daqui para a frente nenhum dos tais grupos se vai lembrar de andar a fazer reportagens criticas sobre o Governo, pois como dizia o tal catedrático da Universidade do Porto, no inicio deste post, quem paga é que manda !

PS.2- Mas se a TVI (e a SIC) andam mal de finanças porque é que não cortam no vencimento de muitos dos seus funcionários (incluindo no do "ayatollah") principalmente no daqueles que até ganham mais do que o Presidente da República, como os 60.000 euros por mês que recebe o Sr. Goucha ou os 80.000 euros por mês que recebe a Srª Cristina Ferreira. Se levarem um corte de 80% no vencimento mensal até ao fim de 2020, tenho a certeza absoluta que não de morrerão de fome, pois mesmo assim ainda ficam com um vencimento muito superior ao de um professor catedrático.