segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A receita simples para ganhar mais citações e mais financiamento na Ciência

Aquele conhecido Físico da Universidade de Nova York, que foi mencionado logo no inicio do post acima, explicou há poucos meses que é péssimo dizer a verdade aos politicos:

"On one of the last day of hearings, a congressman asked: “Will we find God with your machine? If so I will vote for it.” The poor physicist who had to answer that question didn’t know what to say. We should have said, this is a Genesis machine that will create the conditions of the greatest invention of all time...Unfortunately, we said Higgs boson. And people said, $10bn for another subatomic particle? And they cancelled the machine" https://www.theguardian.com/science/2021/apr/03/string-theory-michio-kaku-aliens-god-equation-large-hadron-collider

Moral da história ? Os cientistas nunca devem dizer a verdade nua e crua aos políticos, pela simples razão que eles são idiotas demais para a conseguirem entender. Assim sendo talvez não fosse má ideia, que aqueles que querem fazer carreira na investigação, devessem frequentar uma unidade curricular onde aprenderiam a traduzir as suas propostas de investigação para a linguagem rudimentar que os politicos consigam entender. 

A parte irónica é que a simplicidade é vantajosa não só para falar com politicos (e assim obter financiamento) mas também para receber mais citações, já que um estudo baseado em mais de 20.000 artigos, que foi publicado este ano, mostrou que aqueles que abusaram de terminologia especifica no titulo e no resumo dos artigos receberam menos citações. 


PS - E claro convém também não esquecer aquele estudo levado a cabo por investigadores de Harvard, do MIT, da Universidade Aix-Marseille e da Universidade de Northeastern que foi publicado nos Proceedings da Academia de Ciências dos EUA e que mostrou que se devem evitar os artigos em língua Tamil e também (pasme-se !) em língua Portuguesa https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/as-linguas-mais-eficazes-para.html