sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Aqueles que acham que as touradas são mais importantes para Portugal do que a investigação !


A juntar ao tal nível horroroso de burocracia na investigação de que falou a catedrática Elvira Fortunato, o qual inevitavelmente parte do principio que os investigadores são potenciais burlões https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/nivel-de-burocracia-na-investigacao-e.html
mas já antes dela tinha falado o Carlos Fiolhais quando em 2017 disse que a plataforma de submissão de candidaturas de projectos era um infernotemos também na investigação, realizada sem fins lucrativos, uma bizarra taxa de IVA de 23% que não se percebe de todo. 

É verdade que no Programa do PS, para a próxima legislatura se pode ler na pág. 127 uma interessante promessa que diz respeito à "Restituição do IVA pago pelos centros de investigação científica sem fins lucrativos com a aquisição de bens ou serviços no âmbito da sua atividade de I&D" medida essa que nada têm de original pois já existe há muitos tempo em países onde se dá valor à investigação. Mas isso significa que até lá os centros de investigação vão continuar a pagar 23% de IVA e isto quando as touradas pagam uma taxa reduzida de 6%. Mas será que nesta legislatura não houve tempo para aprovar esta medida ou será que há quem pense que as touradas são mais importantes para Portugal do que a investigação !