domingo, 22 de setembro de 2019

Há gente a mais no Planeta Terra?



Há de facto gente a mais e não é porque isso foi recentemente dito por uma ex-dirigente da concelhia do Porto do PAN, facto que estranhamente logo precipitou aquele partido a rejeitar a afirmação porque incómoda e automaticamente geradora da pergunta e então quem são aqueles que estão a mais ? 

Há gente a mais no Planeta Terra porque qualquer mortal percebe que não sendo a Terra um planeta de dimensões e recursos infinitos não pode sustentar 900.000 milhões ou sequer 90.000 milhões de humanos nem que fossem todos vegetarianos e só se deslocassem de bicicleta e nem sequer consegue sustentar 9.000 milhões se o nível consumo e os impactos ambientais associados dos mesmos forem iguais aquilo que é a média dos Estados Unidos. 

Quem colocou as coisas de forma bastante mais clara foi o físico Martin Desvaux há aproximadamente uma década atrás quando escreveu que a biocapacidade do Planeta só permite no máximo a existência sustentável de 3.000 milhões de pessoas.

Desvaux, M. (2007) The sustainability of human populations: How many people can live on earth?. Significance, 4(3), pp.102-107.

A pergunta que realmente interessa fazer não será portanto quem é que está a mais no Planeta mas quem é que anda a gastar os recursos a que não tem legitimamente direito e a deixar como herança às futuras gerações apenas lixo e devastação?