quinta-feira, 19 de setembro de 2019

"consumir muita carne...um hábito das classes sociais menos instruídas"



Como era de esperar (link acima) o lobby da produção animal (em moldes industriais) não consegue digerir a decisão da Universidade de Coimbra. Mais azia lhe provocarão porém frases que relacionam o consumo de elevadas quantidades de carne com baixa instrução:
"Apesar de o consumo per capita de carne ser na Alemanha inferior ao que se regista em Portugal, consumir muita carne naquele país é cada vez mais identificado como um hábito das classes sociais menos instruídas"

Que em Portugal o consumo de carne tenha aumentado em vez de diminuir, excedendo actualmente mais de 100 kg/capita (270 g/dia) o dobro daquilo que é recomendado pela própria Organização Mundial de Saúde é que parece ser coisa que não o incomoda minimamente.https://www.publico.pt/2019/03/10/sociedade/noticia/conseguiremos-comer-menos-85-gramas-carne-dia-1864658

Quem também não digeriu nada bem a decisão da Universidade de Coimbra foi uma historiadora da Universidade Nova de Lisboa que hoje escreveu uma linda prosa onde se mostra preocupadíssima com a atrocidade dos estudantes pobres da Universidade de Coimbra não poderem comer carne de vaca https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10214942661895116&id=1085430783

Prosa essa que no entanto só poderá surpreender os incautos pois importa não esquecer que foi a mesma que escreveu recentemente que pondera iniciar o "Movimento de defesa da chouriça"  que é o que em boa verdade realmente a preocupa 

Gostei particularmente da parte em que a historiadora Raquel Varela diz que sabe qual a carne que se come "Nos colégios onde se formam elites dirigentes do mundo". Revela  a dita que é a mesma que os filhos dela comem ! Ainda bem para eles que assim já podem um dia aspirar pertencer à elite dirigente do mundo. 

Seja como for desde logo muito se estranha que quem afirma estar preocupadissima com os pobres esteja tão interessada em saber o que comem as mesmas elites cuja especialidade é produzir pobres. Será que ela não alcança que se as tais elites que produziram este insustentável e desigual mundo comem "carne do lombo" isso é uma óptima razão para o resto do mundo não lhe seguir o exemplo ? 

Acresce que a referida historiadora deve achar que os dirigentes da Índia (o país com mais vegetarianos do Planeta) não tem elites, nada mandam neste mundo e não passam de pobres de baixa inteligência (como o Sr. Gandhi que ficou famoso pela sua escassa  inteligência), por conta de não comerem a tal famosa carne do lombo, que ela garante é absolutamente indispensável ao funcionamento do cérebro, embora por bizarro que possa parecer ela não tenha feito muita falta ao cérebro do Sr. Leonardo da Vinci e ao cérebro de outros famosos cientistas.