domingo, 28 de junho de 2020

A experiência científica que é urgente fazer__Substituir Administradores bancários por macacos



A secção de Economia do Expresso de ontem deu conta da insolvência da Birchview-Imobiliária S.A que vai à praça pela módica quantia de 110 milhões de euros. O anúncio do Expresso contém uma foto gigante que mostra uma vista área das muitas moradias de luxo em fase de conclusão no empreendimento denominado "The Keys at Quinta do Lago". 

Para aqueles Portugueses mais distraídos convém lembrar que se trata do mesmo empreendimento onde aquele génio bancário de nome Armando Vara, que agora cumpre pena na prisão de Évora, achou boa ideia financiar com quase 300 milhões de euros  
https://expresso.pt/economia/2019-04-01-Empresa-da-Quinta-do-Lago-deixa-buraco-financeiro-dequase-300-milhoes-na-Caixa

Portanto se a Caixa lá meteu quase 300 milhões (tendo apenas como garantia um terreno que foi hipotecado 9 vezes) e agora a coisa vai ser vendida em hasta pública por 110 milhões é porque foi um excelente investimento, como jurou o dito Armando Vara durante a sua audição na Assembleia da República. 

Mas o pior é que muito provavelmente nem sequer irá aparecer alguém disposto a dar os tais 110 milhões de euros, porque bem vistas as coisas só mesmo alguém parvo ou com os miolos esturricados por excesso de sol (ou andar a lavar dinheiro do mundo do crime como dá conta documento da Comissão Europeia) é que pode achar boa ideia ir comprar casas por milhões exactamente naquela zona que nas próximas décadas (faça a Humanidade o que fizer) é absolutamente garantido que se vai transformar num deserto e a única água que por lá haverá nessa altura será somente a que for obtida por dessalinização de água do mar. 

P.S - Tendo em conta o péssimo histórico de decisões dos gestores da Caixa sou a sugerir a experiência científica, que passa pela nomeação de um macaco para Administrador. Sempre que for necessário aprovar um empreendimento o macaco recebe dois carimbos, um vermelho de rejeição e um azul para aprovação. Veremos se as decisões do macaco serão tão más como as dos administradores bancários que provocaram um prejuízo de milhares de milhões de euros e por esse belo serviço ainda receberam como indemnização quase 2 milhões de euros https://observador.pt/2018/05/01/caixa-pagou-indemnizacao-de-17-milhoes-a-gestores-da-equipa-de-domingues-afastados/ Pelos menos se o macaco provocar algum prejuízo a indemnização que receberá será somente de um pequeno saco de amendoins ou até mesmo de um único amendoim pois é sabido que os macacos não tem grande capacidade para negociar boas  indemnizações !