Se há pouco tempo tinha felicitado um certo juiz, no post acima, não posso agora deixar de lamentar a recente decisão do Tribunal da Relação que no caso dos Vistos Gold e relativamente ao ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado, António Figueiredo, foi condenado por corrupção com pena de 5 anos de prisão, porém suspensa. Igualmente pena suspensa obteve no mesmo processo Maria Antónia Anes, ex-secretária-Geral, condenada por corrupção numa pena de 3 anos, também ela suspensa.
Dois corruptos de papel passado, mas que agora vão andar a passear por aí quase como se fossem os mais honestos Portugueses que algum dia existiram neste país.
Beneficiar corruptos com penas suspensas é tanto mais incompreensível quando se tem em conta aquilo que se escreveu nos dois posts abaixo acerca daquela investigadora que foi condenada a cumprir 3 anos de prisão efectiva !
Compare-se a incompreensivel decisão acima comentada, com o facto de se ter sabido ontem que o ex-primeiro-ministro da França (aquele país que é menos corrupto do que Portugal e tem menos dinheiro em off-shores do que Portugal) François Fillon, foi condenado a cinco anos de prisão, dois dos quais efectivos, e uma multa de 375 mil euros por ter criado um falso emprego de assistente parlamentar para a sua mulher !
Se como disse o ex-Presidente General Ramalho Eanes há uma epidemia de corrupção no nosso país e é sabido que as epidemias não se combatem com aspirinas (leia-se penas suspensas) quando é que será por isso que os senhores deputados vão alterar o Código Penal, já não digo para copiarem o que fazem ali ao lado na Espanha onde há corruptos a cumprir dezenas de anos de cadeia, mas pelo menos para impedir as penas suspensas aos condenados por corrupção ?