domingo, 14 de junho de 2020

Artigo__Portugal com o pior desempenho europeu nas exportações de produtos de alta tecnologia


Braja, M., & Gemzik-Salwach, A. (2020). Competitiveness of high-tech exports in the EU countries. Journal of International Studies, 13(1), 359-372.  

Portugal apresenta ainda a quarta maior queda no espaço europeu. Já as maiores subidas registam-se a Leste: Polónia (9.8%), Hungria (7.9%), Roménia (7.7%) e Eslóvenia (7%)

Talvez ajude a perceber o fenómeno acima o facto de muitos empresários Portugueses saberem que neste país a receita para o sucesso não é ser inovador (nem muito menos gastar dinheiro em investigação) mas antes pedir centenas de milhões de euros à banca, sem garantias e depois pedir perdão da divida como sucedeu com muitos, como por exemplo o empresário que recebeu um perdão de mais de 100 milhões de euros ou aquele outro que pediu e já recebeu um vultuoso perdão de centenas de milhões  ou aquele outro que deixou um buraco de 1200 milhões, mas não sem antes ter tentado também receber um perdãozinho de 99%, mas que felizmente e por um estranho milagre não foi aceite

Sejamos honestos, qual é que é o empresário que vai investir em alta tecnologia se pode comprar um Ferrari (ou uma viatura de luxo de outra marca) para ele, mais outro para a sua mulher (e ou amante) e vários outros para os filhos, filhas e afilhados se ainda por cima ainda os pode abater no IRC ?