quarta-feira, 10 de junho de 2020

"Generais ameaçam Governo"

A revista Visão traz esta semana um artigo cujo título fala de ameaças do generalato e de onde tirei uma pequena frase que abaixo reproduzo:
"Eu disse ao Ministro que nem daqui a dez anos ele consegue entregar aquilo"

Quem fala assim é um general que é presidente da Associação dos militares na Reserva e Reforma, um septuagenário de nome Norberto Crisante de Sousa Bernardes, que aos 58 anos de idade passou à reserva, para finalmente poder descansar de uma vida dura a combater nas diversas guerras que Portugal teve a defender-se das invasões espanholas e marroquinas. Não fosse a sorte de termos bravos generais deste calibre e já metade de Portugal teria sido tomada por Espanha e a outra por Marrocos. 

Quem sabe talvez o sr. general esteja a pensar que está no Brasil e a sonhar que em breve estará a mandar em Portugal da mesma forma como os generais Brasileiros agora mandam naquele desgraçado país. Assim sendo aproveito para relembrar isto e volto a repetir a pergunta que fiz em Novembro de 2019:
Sabendo-se que em percentagem do PIB Portugal gasta em despesas militares mais do que a Alemanha e mais do dobro do que gasta a Áustria a pergunta pertinente é para quê ?
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/portugal-tem-10-vezes-mais-generais-do.html

Há neste país muitas pessoas que deram tudo à pátria inclusive a própria vida e pouco ou nada receberam em troca, como por exemplo aqueles dois recrutas que morreram num treino dos comandos, pelo que talvez por decoro o senhor general devesse estar caladinho para que os Portugueses não sintam vergonha da sua pessoa, pelo facto de ter recebido muito mais e agradecendo agora o que recebeu com ameaças !

P.S - Uma coisa que nunca percebi nos nossos generais é terem tantas condecorações sem sequer terem participado e muito menos ganho alguma guerra. O que faz pensar que se de repente a Madeira e os Açores declarassem a independência e Portugal tivesse de fazer duas guerras contra aquelas duas novas auto-proclamadas Repúblicas, que inevitavelmente os nossos generais ganhariam, depois não tinham espaço na parte da frente do casaco para colocarem as medalhas, sendo necessário que as colocassem nas calças, vide imagem abaixo de dois generais da Coreia do Norte !