terça-feira, 4 de agosto de 2020

A investigação Portuguesa na área da Engenharia Civil é mais competitiva do que a da Medicina Clínica

Depois de no post anterior se ter demonstrado que a Engenharia Civil é em termos científicos muitíssimo mais competitiva do que a Matemática também abaixo se prova que o mesmo também sucede em relação à área da medicina clínica. 

Abaixo a lista dos 10 departamentos Portugueses e Espanhóis da área da medicina clínica, melhor classificados no ranking Shanghai 2020 que ordena 54 áreas científicas.

1º - Universidade de Barcelona
2º - Universidade de Valência
3º - Universidade Autonoma de Barcelona
4º - Universidade de Madrid
5º - Universidade Pompeu Fabra
6º - Universidade de Lisboa
7º - Universidade de Navarra
8º - Universidade do Porto
9º - Universidade Complutense de Madrid
10º - Universidade de Coimbra

É evidente que a investigação na área da medicina clínica feita em Portugal, quando comparada com a de Espanha não consegue estar à altura do desempenho da engenharia civil Portuguesa como se viu aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/08/engenharia-civildez-departamentos.html já que enquanto que a engenharia civil domina o Top 10 com seis cursos a medicina clínica só lá consegue ter três cursos. 

A parte irónica é que os contribuintes Portugueses têm andado a meter muito mais dinheiro na medicina do que na engenharia civil e é isso já era evidente há vários anos como quando em 2018 mostrei que a abundância de verbas naquela área era de tal ordem que por lá até se davam ao luxo de poder pagar APCs (article processing charges) que podiam chegar quase até aos 3000 dólares por artigo, em revistas onde a taxa de rejeição é mínima. Tenha-se presente que até hoje Portugal já gastou mais de 6 milhões de euros a publicar artigos nessas revistas.