segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Carros de luxo e uma escandalosa dúvida catedrática

"a corrupção e o sistema legal e judiciário que também não evitam isto que é escandaloso ...sempre ao abrigo da legislação existente, muito da casa lá de Coimbra e arredores e dos catedráticos da borla e capelo que agora andam pela capital a gozar o prestígio assim conseguido"


Quem serão os tais catedráticos de Direito Penal, nomeados no comentário acima, no blog Porta da Loja, a propósito de um caso de um individuo que passou os bens à mulher antes do divórcio e que agora não tem bens para pagar uma divida de 4 milhões de euros ao Novo Banco? https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/empresario-antonio-rodrigues-sa-passa-bens-a-mulher-antes-do-divorcio  

Como é evidente quem vai pagar a divida de 4 milhões de euros ao Novo Banco são todos os contribuintes deste país,  pela simples razão que os Portugueses adoram pagar. Seja o que for a quem quer que seja. Não é por acaso que na passada Sexta-Feira o Luis Aguiar-Conraria lembrava no Expresso que em Portugal uma certa operadora cobra 25 euros/mês por um pacote de 1GB e  limite de chamadas enquanto na Espanha se pagam 7 euros/mês por um pacote de 3GB e chamadas ilimitadas. Uma diferença de 350%. Imagine-se que nos últimos 10 dez anos, um milhão de familias gastou em comunicações 85 euros por mês, quando poderia ter gasto apenas um terço (caso não existisse cartelização), estamos a falar de um pagamento em excesso de mais de 6000 milhões de euros, que foram praticamente roubados às referidas familias. Recorde-se que de acordo com a OCDE o custo da falta de concorrência em Portugal tinha um custo superior a 20.000 milhões de euros.