sábado, 14 de novembro de 2020

Ministro diz que Benfica está acima da lei


Hoje um jornal diário fez capa com uma putativa declaração do Ministro da Educação, segundo a qual o Benfica estaria acima da lei. Eu não sei se a afirmação é verdadeira mas sei que um professor universitário escreveu no Expresso que os clubes de futebol tinham mais poder do que alguns partidos politicos e que o Benfica, reza a imprensa (e uma certa candidata presidencial), tinha no bolso vários juizes, pelo que se a afirmação não é verdadeira pelo menos não constitui um absurdo inconcebível, já que poderia ter sido proferida por milhares de Portugueses, que não são adeptos de nenhum clube, como é o meu caso. 

Seja como for e ainda relativamente ao referido jornal, que comprei por conta da referida declaração, devo dizer que achei muito mais grave no mesmo, o caso relativo a um advogado que foi condenado por 16 crimes, que totalizavam mais de 20 anos de cadeia e que o tribunal (em cúmulo jurídico) reduziu para apenas 5 anos de cadeia, suspensa na sua execução. Parece-me que o tribunal usou de uma benevolência que muito estranhamente não foi usada no caso da famosa investigadora que foi condenada a 3 anos de prisão efectiva por crimes de injúria e difamação. Ou será que os crimes de injúria e de difamação (que já valeram a Portugal várias condenações humilhantes no TEDH) são crimes muito mais graves do que a falsificação de documentos ? 

PS - O mesmo advogado está a ser julgado noutro processo pela prática de 1235 crimes de pornografia de menores. 

Declaração de interesses - O Benfica foi neste blog referido em quase uma dezena de posts, todos eles pouco abonatórios para aquele clube https://pacheco-torgal.blogspot.com/search?q=Benfica o mesmo sucedendo porém com outros clubes.