segunda-feira, 28 de outubro de 2019

O anjinho presidente da Iniciativa liberal



Depois de há tempos atrás ter louvado uma iniciativa pontual do partido iniciativa liberal (link acima) não posso agora deixar de repudiar um artigo hoje no jornal Público em que Carlos Guimarães Pinto, Presidente daquele partido (auto-retrato acima em que aquele sonha com o Estado mínimo) desenvolve uma ingénua (e até pouco inteligente) tese sobre inveja e bolos que crescem e diminuem, artigo esse que a única coisa que faz é mostrar a profunda ignorância do seu autor sobre o funcionamento de uma sociedade. 

Sr. Presidente do Iniciativa Liberal, por favor, deixe de ler literatura de cordel e informe-se sobre o que é que realmente contribui para uma sociedade mais coesiva. 

Sr. Presidente do Iniciativa Liberal, não, não é verdade que os campeões liberais adorem o mérito e quem explicou bem a coisa  foi o bilionário Peter Thiel que escreveu "competition is for loosers" (leia-se, nós queremos é monopólios e mais vale pagar a políticos para ter baixos impostos do que ter que competir num mercado onde vale a lei da selva)

Sr. Presidente do Iniciativa Liberal, não, não é verdade que numa putativa sociedade meritocrática, o filho de uma prostituta e de um traficante ou toxicodepente algum dia terá as mesmas oportunidades que os filhos do Sr. Trump ou será diplomata e muito menos juiz do Supremo e quem explicou bem a coisa foi o Nobel Stiglitz:
"the hypocrisy of America’s claim to be a land of opportunity: Yes, anyone can get ahead, so long as they are born of rich, white parents"

Irónicamente é a própria Forbes que faz questão de reconhecer a desgraçada realidade da pátria da meritocracia:
“...For children born in the 1940s, more than 90 percent were earning more than their parents. Today, that number has dropped to 50 percent... The chart below shows the average probability that a child in a particular birth cohort will attain higher education credentials than their parents.  In the 1940s, the average probability was close to 70 percent. For the 1980s cohort, that number has dropped to below 45 percent.

Sr. Presidente do Iniciativa Liberal, um último comentário, eu não queria ser desmancha prazeres, mas a sua maravilhosa teoria do crescimento (infinito), enquanto solução para tudo e mais umas botas, talvez fizesse sentido há 200 ou 100 anos atrás, agora faz muito pouco sentido no contexto de uma realidade que chocou de frente com os limites físicos e ecológicos do Planeta e que implica que os países ricos tenham de reduzir de forma drástica o seu conforto https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/is-it-possible-to-achieve-good-life-for.html