sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Lucrar através do tráfico de influências


“a média de acumulação é superior a seis cargos. Muitos dos acumuladores têm ligações políticas, sobretudo ao PS, PSD e CDS....A razão para as empresas nomearem pessoas com ligações políticas é simples: lucrar através do tráfico de influências

Uma professora da Universidade Nova, debruça-se hoje no jornal Público, sobre os políticos acumuladores de cargos. Vide artigo no link acima. Ela só se esqueceu de duas coisas para completar o quadro. 

Primeira - Deveria ter mencionado o livro do Francisco Louçã, que fez uma análise exaustiva do problema, analisando 776 Governantes, o qual já foi mencionado aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/em-desacordo-com-o-vital-moreira.html 

Segunda - Em 45 anos de "democracia" (cleptocracia) a justiça Portuguesa até hoje só condenou um único politico por tráfico de influências, o excelso Armando Vara.

No contexto supra entendo importante recordar, que na Universidade Católica do Porto, foi defendida uma dissertação de Mestrado, sobre o crime de tráfico de influências, Orientada pelo catedrático Germano Marques da Silva, e é sem grande supresa que na última conclusão da mesma se afirme que a prova desse crime é de "extrema complexidade e dificuldade" 

Só fica a faltar que alguém tenha a coragem de dar o "nome aos bois", e revele quem foram afinal, aqueles políticos que tornaram essa prova tão complexa e tão difícil. Muito provavelmente foram também os mesmos, que nos últimos 45 anos, muito convenientemente foram "incapazes" de aprovar uma lei para criminalizar o enriquecimento ilícito !

Curiosamente no Reino Unido, as leis que por lá usam, têm o peculiar condão de enviar políticos com muita frequência para a cadeia e até mesmo por burlas de pequeno montante
https://www.channel4.com/news/out-of-order-politicians-who-ended-up-behind-bars

Fica por isso a pertinente pergunta, serão os políticos portugueses muitíssimo mais honestos do que os políticos Ingleses ou pelo contrário serão as leis Portuguesas muitíssimo brandas com as vigarices dos nossos políticos ?