segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Um sistema eleitoral viciado


PS e PSD.........................3.286. 960 votos......183 deputados
Restantes partidos...........1.587.326  votos........43 deputados

Como já tinha referido aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/em-desacordo-com-o-vital-moreira.html mais uma vez se prova que o sistema eleitoral deste país favorece de forma muito desproporcional o PS e o PSD, não traduzindo por isso aquilo que são as escolhas reais dos Portugueses. E nas contas acima ainda faltam os 4 deputados da emigração que também irão encher a conta dos partidos do bloco central. De forma resumida, nos últimos 10 anos um milhão de Portugueses deixaram de votar nos principais partidos mas contudo esses só se traduziram em 7 novos deputados (PAN, IL, Chega e Livre). 

Houve quase 200.000 votos que foram literalmente para o lixo, por conta de terem sido dados a partidos que não conseguiram eleger um único deputado. Ou seja no actual sistema politico a voz deles, traduzida em termos de representação parlamentar, vale rigorosamente zero. Pura e simplesmente não existem e se deixassem de pagar impostos ninguém poderia censura-los pelo menos à luz do famoso principio “No taxation without representation”. E depois ainda há quem hipocritamente se queixe que a abstenção continua a crescer. É evidente que muitos destes 200.000 nas próximas eleições não tem qualquer motivo para ir votar. Acresce que houve também muitos votos que embora tenham sido atribuídos a alguns dos pequenos novos partidos também não se traduziram em mandatos, porque no Interior do país basicamente só o PS e o PSD é que conseguem eleger deputados. 

P.S – Apesar da campanha negra feita nas últimas semanas contra o PAN, que o Presidente da CAP associou a gente “da droga” e que a historiadora Raquel Varela da Universidade Nova não se coibiu de tentar associar ao nazismo, https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/hitler-was-vegetarian-as-was-gandhi.html este partido viu subir de forma substancial o número de Portugueses que não se deixaram iludir sobre essas fake news. Seja como for os 4 deputados do PAN pouca coisa poderão fazer em termos da aprovação de novas medidas porque a maioria pertence ao PS, sendo assim evidente que este partido nunca irá aprovar nenhuma medida radical, como por exemplo aquela perigosíssima por mim sugerida ao PAN em 2016 e novamente em 2017, vide link abaixo https://www.docdroid.net/GAtYfVn/emails-pan.pdf