terça-feira, 29 de setembro de 2020

É urgente um corte radical de 30 a 40% nas vagas dos cursos de Direito


Não se percebe por que raio um país que têm 500% mais advogados do que a Suécia todos anos abre 1400 vagas para o curso de Direito nas universidades Públicas. Qual é o estudo que serve de base ao subsidio de 1400 vagas de Direito ? Onde é que está escrito que formar mais uns milhares de diplomados em Direito é algo necessário ao desenvolvimento de Portugal ?

E se de repente atacasse em Portugal uma febre por cursos de Produção de Fake News, que até é uma área que proporciona elevados rendimentos mensais (e que até garante emprego nos serviços secretos de alguns países) e nessa eventualidade houvesse 1400 ou 2400 estudantes que queriam ir frequentar esse curso, porque motivo é que o Estado Português deveria subsidiar esse curso ? 

Ainda por cima um país pobre como é Portugal e que está endividado até aos cabelos (como bem se percebe pelo valor de 165 euros de pensão de sobrevivência e 275 euros de pensão de velhice) não pode continuar a subsidiar com dezenas de milhões de euros Faculdades de Direito, para formar profissionais de que o país há muito não precisa quando esse dinheiro é muito mais necessário para outros fins, como por exemplo para contratar professores ou investigadores, em áreas científicas muito mais importantes para o desenvolvimento de Portugal. 

Aquilo que faz por isso sentido é que se reduzam com urgência as vagas do curso de Direito para 30 ou 40% (que ainda é um valor muito razoável) ou então que os alunos desse curso tenham de pagar o mesmo valor de propinas que são pagas pelos alunos internacionais. Em alternativa podem sempre ir tirar o curso de Direito numa universidade  privada, cujas propinas até são inferiores às pagas por um aluno internacional numa universidade pública.  

PS - E nem sequer mencionei o problema que é um país ter advogados em excesso, vide livro de título "Quando há advogados a mais...não há justiça"