domingo, 20 de setembro de 2020

"A maior descoberta do século" ou o Expresso novamente a desinformar os Portugueses



Ontem o caderno principal do Expresso, com o rigor habitual com que costuma tratar de assuntos da ciência, dedicou uma das suas largas páginas para falar de uma alegada "maior descoberta do século", por conta de um artigo publicado na revista Nature Astronomy, artigo esse que tem 19 co-autores e no qual há uma jovem investigadora Portuguesa, Clara Sousa-Silva de seu nome (a quem a plataforma Scopus credita 7 publicações e 30 citações),  que aparece na nona posição do artigo e que muito pouco modesta falou ao Expresso da possibilidade de estarmos perante a maior descoberta do século, ambiciosa expressão que o Expresso logo tratou de comprar (por baixo preço) como boa e de a realçar no referido artigo, assim lamentavelmente contribuindo para a divulgação de fake news ! 

O que é estranho é que ela depois reconhece que ainda é necessário fazer mais observações, para confirmar se é mesmo o instável gás fosfina (PH3) que foi detectado em nuvens do planeta Vénus, ou seja neste momento nem sequer há confirmação, aliás uma leitura ao artigo diz tudo:  "This could be unknown photochemistry or geochemistry, or possibly life. Information is lacking—as an example, the photochemistry of Venusian cloud droplets is almost completely unknown. Hence a possible droplet-phase photochemical source for PH3 must be considered" . 

Não teria sido por isso mais avisado, para não descredibilizar a ciência, confirmar primeiro tudo o que houver a confirmar, antes de se alimentar (leia-se dar gás) uma imprensa sequiosa por noticias estrondosas, tratando uma mera hipótese como se já houvesse uma prova definitiva e logo ainda por cima como sendo a tal maior descoberta do século ?

O que é certo e muito elucidativo é, que o tratamento que a imprensa especializada deu ao caso, é muitíssimo diferente do que fez o "rigoroso" Expresso. A revista Science tratou o caso como sendo um "curioso e inexplicável fenómeno"   e falou com um dos co-autores do artigo o qual (ao contrário da investigadora Portuguesa) não falou em nenhuma descoberta do século, bem antes pelo contrário: "The presence of phosphine isn’t a sure sign of life, says study co-author Sukrit Ranjan"

PS - Quase parece que o Expresso anda a ver se consegue promover outra alegada estrela (artificial) da ciência, como esta aqui, que alegadamente até tinha um artigo citadíssimo.