Idade do aluno Montante da ajuda
6-10 anos 469,97 euros
11-14 anos 490,39 euros
15-18 anos 503,91 euros
Acima os valores da ajuda (L’allocation de rentrée scolaire) desagregada por patamares etários concedida (aos alunos que agora vão iniciar o ano escolar) pelo Governo da França, trata-se daquele país que tem estranhos hábitos como o de mandar para a cadeia banqueiros como por exemplo este aqui ou este aqui ou este outro aqui (ao contrário de Portugal onde até hoje nunca nenhum banqueiro entrou numa cadeia), é aquele país cujos tribunais condenaram a pena de cadeia efectiva o Ex-Primeiro Ministro Fillon, pelo facto dele ter criado um emprego de Assistente Parlamentar para a sua mulher, é aquele país onde não há como cá familiares de políticos a fazerem negócio de milhões com o Estado, trata-se do mesmo país onde o sistema de justiça até costuma com alguma regularidade mandar cumprir penas de cadeia efectivas a políticos, ao contrário do Portugal onde os senhores deputados aprovaram um código penal, que parece ter sido concebido de propósito para livrar a classe politica da cadeia.
E talvez seja por conta dessas diferenças que a corrupção em Portugal faz desaparecer todos os anos quase 8% do PIB e como é evidente um país onde todos os anos milhares de milhões de euros são consumidos a sustentar corruptos não lhe sobra dinheiro para pagar ajudas escolares de quase 500 euros por aluno como se paga na França. E qual será a razão porque os deputados do PS e do PSD aprovaram um código penal que permite que até hoje nenhum banqueiro tenha visitado uma prisão ? Será uma contrapartida para que depois os políticos e os seus familiares possam pedir empréstimos à banca em condições excepcionalmente generosas, como aquele caso de um certo banco que emprestou à filha do Ex-Ministro Vara, 231.000 euros com uma mensalidade de 200 euritos ou aquele outro caso de um Ex-Ministro que conseguiu um empréstimo de 80 milhões de euros ? Ou será que a razão é a de garantir que os Presidentes dos Clubes de Futebol (a quem os deputados costumam lamber os sapatos) possam pedir centenas de milhões de euros à banca, que depois serão pagos pelos Portugueses, como o tal buraco de 225 milhões de euros que o Presidente do Benfica deixou no Novo Banco ?
PS - Hoje mesmo o jornal Público dá conta que uma conhecida deputada de Castelo Branco pagou mil euritos e o Ministério Público arquivou um processo por falsificação de documentos ! https://www.publico.pt/2020/09/14/politica/noticia/mp-arquiva-falsificacao-deputada-pagamento-mil-euros-1931245 Mas alguém realmente acredita que na França a falsificação de documentos por parte de um politico se arquiva contra o pagamento de mil euritos ? Que perversas leis são estas que os deputados andaram a aprovar, que mandam uma investigadora para a cadeia durante três anos por crimes de injúria e difamação, ao mesmo tempo que os ricos (deputados) se safam airosamente de crimes mediante o pagamento de uma multazinha ? Se é absolutamente aceitável manter em funcões um juiz que fosse apanhado a falsificar documentos então porque razão um deputado apanhado a falsificar documentos náo devia no mínimo dos mínimos também perder o mandato ?