terça-feira, 22 de setembro de 2020

Em algumas unidades de investigação Portuguesas, um Excelente pode significar Muito Bom, Bom ou apenas Razoável lá fora



A "avaliação" das unidades de investigação Portuguesas, revelou para o caso das de engenharia mecânica, a existência de 6 unidades de nível Excelente. É evidente que se compararmos a engenharia mecânica Portuguesa com a Engenharia mecânica de um país menos desenvolvido, como por exemplo a Tunísia,  aferida em termos objectivos (e não em termos de beleza relativa) pelos parâmetros do ranking Shanghai, não será surpresa que Portugal evidencie um excelente resultado, abaixo, onde se constata que Portugal apresenta três universidades melhor classificadas do que a melhor da Tunísia:

1º - Universidade de Lisboa

2º - Universidade do Porto

3º - Universidade Nova

4º - Universidade de Tunis El Manar

5º - Universidade de Aveiro


Porém como Portugal não têm como ambição vir a ter o nível de desenvolvimento económico da Tunísia (país com um PIB/capita de 3500 dólares) importa assim que se compare com países mais desenvolvidos do que o nosso. Uma análise da engenharia mecânica entre Portugal e Espanha (país com um PIB/capita de 30.000 dólares), vide lista abaixo, mostra que no Top 10 Ibérico, Portugal só consegue ocupar 4 lugares, respectivamente o quarto, o sexto, o nono e o décimo (ao contrário da área da Engenharia Civil Portuguesa que ocupa 6 lugares). Isto significa que há Excelentes da engenharia mecânica portuguesa, que nem no Top 10 Ibérico conseguem aparecer. Será que isto quer dizer que um Excelente em Portugal está ao nível apenas de um Muito Bom na Espanha ?


1º Universidade Carlos III 
2º Universidade Politécnica de Madrid
3º Universidade Politécnica de Valência
4º Universidade de Lisboa
5º Universidade Politécnica da Catalunha

6º Universidade do Porto
7º Universidade de Sevilha
8º Universidade do País Basco
9º Universidade Nova de Lisboa

10º Universidade de Aveiro

Mas a Espanha não é propriamente um país assim tão mais desenvolvido do que Portugal, pelo que fazem sentido comparações com universidades de outros países, como por exemplo da Austrália (país com um PIB/capita de 57.000 dólares). Vide lista abaixo, onde a engenharia mecânica nacional faz figura muito pouco Excelente, pois que a melhor universidade Portuguesa não consegue aparecer sequer entre os 12 primeiros lugares e a segunda melhor só aparece na décima oitava posição. Quer isto dizer que os Excelentes Portugueses da engenharia mecânica, que nem sequer conseguiram aparecer na lista abaixo são apenas Bons no contexto Australiano ? 

1º - Universidade de New South Wales

2º - Universidade de Monash

3º - Universidade de Sidney

4º - Universidade de Wollongong

5º - Universidade de Adelaide

6º - Universidade de Auckland

7º - Universidade de Queensland

8º - Universidade RMIT

9º - Universidade de Western Australia

10º - Universidade de Curtin

11º - Universidade de Tecnologia de Queensland

12º - Universidade de Tecnologia de Swinburne

13º - Universidade de Lisboa

14º - Universidade de Tecnologia de Sidney

15º - Universidade de Western Sidney

16º - Universidade de Deakin

17º - Universidade de Newcastle

18º - Universidade do Porto


E se a comparação tivesse sido feita com a engenharia mecânica das Universidades dos Estados Unidos, será que iríamos concluir que os Excelentes Portugueses são apenas Razoáveis nesse contexto ?


PS - Melhor figura consegue fazer a Engenharia Civil Portuguesa que aparece no Top 10 das universidades Australianas e tendo três universidades nos primeiros 15 lugares https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/09/producao-cientifica-na-area-da.html algo que nem sequer pode constituir surpresa pois há poucos anos atrás pude confirmar que aqueles com melhor desempenho científico na área da engenharia civil em Portugal competiam de igual para igual com os de melhor desempenho no Imperial College London-ICL:  "O grupo dos 5% de Professores Catedráticos de Engenharia Civil em Portugal com o melhor desempenho, apresentam um maior número de citações e um maior rácio citações/artigo do que os seus congéneres no ICL"