domingo, 16 de fevereiro de 2020

A atracção pelo abismo e o desprezo pelas árvores centenárias e milenares



O pobre "arquitecto" Saraiva que já na semana passada tinha escrito umas coisas dementes elogiando o deputado Ventura (link acima) voltou ontem a repetir a insana proeza em texto sobre a eutanásia onde o bombo da festa é o Bloco de Esquerda, do qual diz ser movido por um programa de "demolição da vida burguesa". Será que as asneiras do referido "arquitecto" se explicam pela famosa atracção pelo abismo (abyssus abyssum invocat) da asneira ?

Parece que não entra na cabeça do "arquitecto" Saraiva, que haja quem nunca tenha votado no Bloco e seja a favor da eutanásia, como eu próprio, por conta de ter visto o meu próprio pai, há quase 30 anos atrás falecer com um cancro tendo passado os últimos tempos a levar sucessivas injecções de opiáceos para suportar dores horríveis. Eu nem quero imaginar o cenário dantesco que teria sido se na altura tivesse havido uma ruptura de stock dos referidos opiáceos !

Felizmente que a compra do semanário Sol de ontem não foi uma perda completa, não só pela entrevista com a jornalista furacão, Sandra Felgueiras mas principalmente pela entrevista com um certo Jorge Laje, que o referido semanário afirma ser o maior especialista da história da castanha em Portugal. E seja ou não verdadeiro esse título é impressionante ler sobre alguém que conhece muitos castanheiros, alguns com centenas de anos que ele diz visitar como se visitasse um amigohttps://sol.sapo.pt/artigo/686435/jorge-lage-se-nao-fosse-a-castanha-nao-estariamos-no-mesmo-ponto-civilizacional

E isso é impressionante na justa medida em que neste país, onde há uma euforia protetora por muros, paredes ou simples pedras com apenas 100 ou 200 anos de idade, a que pomposamente se chama património arquitetónico, área para a qual eu próprio já contribui, com vários artigos, como por exemplo um que foi publicado há 10 anos atrás numa conhecida revista aqui https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0950061811006805  há ao mesmo tempo um quase solene desprezo por árvores que já existiam ainda nem sequer tinha nascido o Afonso Henriques. Sendo por isso no mínimo desconsolador saber que no site OLX existem à venda algumas dessas, como uma na zona de Arraiolos  ou outras que até são vendidas para base de mesas de jardim, bastando para isso colocar-lhe um vidro ou um acrílico como sugerem os próprios vendedores. Um vómito.