segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Malhar no Grupo do Dr.Balsemão


Depois de no passado ter malhado no Grupo Impresa e também várias vezes no Expresso como por exemplo aqui devo agora por uma questão de coerência louvar o upgrade de conteúdos, que se têm vindo a verificar desde aquele desçrado episódio que constitui o grau ZERO de 12 de Maio de 2018 quando entrevistaram o Cro-Magnon, presidente do Sportingcomo por exemplo a entrevista à Presidente do Santander na revista do Expresso do passado sábado ou na mesma revista um artigo sobre a Pérsia (antigo Irão, a terra dos Arianos, vide mapa abaixo). 

Irónico é que que o famoso cilindro de argila lá mencionado e que leva o nome de Ciro o Grande só possa ser visto, não na capital do Irão como seria expectável, mas em Londres, o que mostra bem a intemporal capacidade de saque do antigo Império Britânico ! Curiosamente o referido artigo na revista do Expresso inicia-se com uma interessante citação que alegadamente estará gravada no túmulo de Ciro o Grande (imagem acima): "Bem-vindo, peregrino, tenho estado à tua espera. Perante ti jaz Ciro, rei da Ásia, rei do Mundo. Tudo o que resta de mim é pó. Não me invejes" sendo que porém que aquela que encontrei (versão Inglesa claro está pois não me consta que haja em Portugal algum especialista em Persa antigo) no Google é algo diferente:“Mortal! I am Cyrus son of Cambyses, who founded the Persian empire, and was King of Asia. Grudge me not then my monument.” 

Parecendo assim que talvez a jornalista do Expresso tenha sido criativa ou utilizou uma tradução que eu não consegui achar! Seja como for se o objectivo dela era tornar o artigo mais atrativo então poderia ter-se socorrido daquilo que o Andrew Marr, escreveu no Vol 1 da História do Mundo, acerca de algo que  Heródoto  por sua vez teria escrito sobre os Persas:
"Heródoto chama a atenção para o facto de as pessoas se beijarem quando se encontram na rua, ao invés de falarem...Abominam mentiras e dívidas. Nunca poluem os rios...Têm uma maneira interessante de tomar decisões: Se é preciso tomar uma decisão importante, discutem a questão quando estão embriagados e, no dia seguinte, quando já estão sóbrios, o dono da casa...propôe reconsiderarem a decisão tomada, Se continuam a aprová-la, é adotada; caso contrário, abandonam-na. Inversamente qualquer decisão que tomem em estado de sobriedade é reconsiderada quando estão embriagados"