segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O lunático ex-presidente do IST


https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/presidente-do-ist-mais-um-que-acredita.html

No post acima critiquei o ex-presidente do IST, por conta do seu optimismo acéfalo segundo o qual a ciência tem solução para tudo ou quase tudo, frágil tese que é arrasada pelo facto de mesmo depois de se terem gasto milhares de milhões na investigação sobre cancro ainda hoje morrem muitas pessoas jovens por conta daquela doença, isto já para nem relembrar que a posição do ex-Presidente do IST é (sem surpresa) reprovada pelo Presidente do European Research Council https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/uma-luta-desigualpresidente-do-european.html pelo que seria por isso interessante que por exemplo o ex-Presidente do IST tentasse explicar aos ignaros, por que carga de água é que o Reino Unido e a Holanda, países cientificamente muito avançados, não conseguem encontrar uma solução para os resíduos perigosos e preferem enviar os mesmos para Portugal, como ontem deu conta um artigo no caderno principal do Expresso comentado aqui
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/02/portugal-importou-2-milhoes-de.html

Curiosamente o referido ex-presidente do IST e Director do INESC, escreve hoje no Público sobre o cérebro da mosca, mencionando inclusive o famoso Human Brain Project. É preciso não esquecer porém que ele não é médico nem muito menos é neurocientista, pelo que o artigo deve ser lido tendo presente essa condicionante. Pessoalmente entendo que talvez fosse preferível que a União Europeia tivesse optado por priorizar investigações na área da reciclagem de resíduos ao invés de ter andado a desperdiçar 1000 milhões de euros num faraónico Human Brain Project  o qual mereceu ao neurocientista Holandês Wim Crusio o seguinte e muito irónico comentário:
“If I would have to evaluate as reviewer a research proposal aiming to simulate a Drosophila brain on a €1bn budget over 10 years, I’d nix them for being overly optimistic. If the aim were to simulate a mouse brain, I’d inquire as to what they had been smoking when they wrote that application and recommend they start taking their meds again. Simulating a human brain? Comparing that with simulating materials and such? I’m afraid I’d actually be left speechless, although probably rolling on the floor howling with laughter…“
https://forbetterscience.com/2017/02/22/human-brain-project-bureaucratic-success-despite-scientific-failure/