quinta-feira, 30 de abril de 2020

Covid-19 - 439 million deaths

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378378220301973#!

Of course, the simulation of the cardiologist Victor Gretch was made before USA discovered the Mineral Miracle Solution https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/covid-19an-effective-treatment-was.html




Será que a Universidade de Lisboa é capaz de defender a honra do "convento" ?

Abaixo link para um recente artigo onde um cientista Sueco acusa um Nobel Português 
https://www.karger.com/Article/Abstract/507033


Paper__geopolymer filters for water treatment manufactured by 3D printing, direct foaming, or granulation

https://www.nature.com/articles/s41598-020-64228-5




O PSD e a fuga ao fisco

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/01/e-urgente-uma-sindicancia-ordem-dos.html

Sobre o gravíssimo problema comentado no post acima o jornal Público informou ontem que, os deputados geniais do PSD querem alterar a lei para que os advogados não sejam obrigados (nos termos da lei que transpôe a directiva europeia que reforça as regras de prevenção da evasão e lavagem de dinheiro) a comunicar ao fisco as vigarices praticadas pelos seus clientes de que tomem conhecimento. Ou seja o que o PSD quer é que quando o fisco caçar um evasor fiscal, daqueles que podem pagar para serem aconselhados nisso por um advogado, depois esse mesmo advogado possa dizer que não fez nada de ilegal e que a culpa é só e exclusivamente do cliente.  

Se o PSD (como o PS) não estivessem "infectados" pela aberrante praga de advogados-deputados e tivessem deputados provenientes de um vasto leque de profissões, onde não houvesse nenhuma preferencial ou (obrigassem à exclusividade de funções) teriam as mãos livres para fazer o que é necessário. Não para aligeirar a lei (como quer o PSD) para assim facilitarem a vida a quem vive de fugir ao fisco, mas para endurecerem substancialmente a mesma lei, para que tanto o advogado como o seu cliente apanhados a fugir ao fisco em elevados montantes, possam ir fazer companhia a violadores e pedófilos num qualquer dos muitos estabelecimentos prisionais deste país. 



quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coronavirus__which European countries are hiding their real death toll ?

"Belgium has the highest number of daily coronavirus deaths per head of population of any country in the world - but ministers say this is only because they are being more transparent with their data"







Campeão Português bate o vírus

A imagem abaixo mostra que o post sobre o tal catedrático campeão das decisões editoriais já conseguiu ultrapassar o vírus
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/revistas-cientificaso-campeao-portugues.html


O Covid-19 e os parasitas da Nação


O Sr. Primeiro-Ministro achou muito importante receber ontem vários parasitas da Nação, os mesmos que passaram o último mês a comer, a beber e a gastar papel higiénico enquanto que a sua conta bancária engordou largas dezenas de milhares de euros. 

Lamentável grupo, onde recorde-se até há quem esteja sob investigação por fraude fiscal, sendo certo que se estivessem na Espanha alguns já há muito que estavam na cadeia, depois de esgotados todos os recursos possíveis obviamente, pois é evidente que nenhum deles jamais teria a dignidade que teve o Presidente do Bayern, que aceitou a decisão de cumprir pena de cadeia sem ter recorrido dela para um tribunal superior.

Será que o Ministro que tutela o futebol estava muito ocupado para poder receber aquelas inutilidades ou será que o Sr. Primeiro-Ministro, o mesmo que não se dignou receber enfermeiros, quando aqueles fizeram greve para receberem um pequeno aumento no vencimento, entendeu ser absolutamente imprescindível receber os parasitas da Nação.

A França, país que recorde-se tem 2475 infectados por milhão de habitantes  já decidiu que o campeonato de futebol não será reiniciado, pois todos os desportos colectivos naquele país estão interditos até Agosto (contudo como não haverá vacina nessa altura é bem possível que a interdição se mantenha mesmo depois dessa data) porém Portugal que tem quase o mesmo numero de infectados da França (2361 infectados por milhão de habitantes) mas muito piores condições hospitalares, tem um Primeiro-Ministro iluminado que parece pensar exactamente o contrário. 

Ou quem sabe talvez ele deva achar absolutamente necessário garantir que o quanto antes os Portugueses passem o dia (e a noite) a discutir se foi golo ou se não foi golo ou se foi falta ou se não foi falta, ou se devia ter havido um cartão amarelo ou vermelho, pois dessa forma não perdem tempo com noticias, como aquela que ontem aparecia numa certa capa de um certo jornal dando conta que há 600.000 Portugueses a pedir comida para sobreviver. 

Science and quackery in "best selling" nutritional books

"...the top 100 best-selling books were identified and assessed...Weight loss was a common theme in the summaries of nutritional best-selling books. In addition to weight loss, 31 of the books promised to cure or prevent a host of diseases, including diabetes, heart disease, cancer, and dementia..."
https://www.nature.com/articles/s41599-020-0415-6





terça-feira, 28 de abril de 2020

Bill Gates atacado pelo vírus

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/idilicos-porem-irrealistas-cenarios.html

A parte irónica sobre o post acima de 2 de Novembro (contendo link para post de Março sobre artigo acerca do bioterrorismo) é que esta semana o referido Bill Gates é autor de um artigo no The Economist onde é novamente, intrigantemente optimista, dizendo acreditar que em 2021 se vão fazer muitos progressos na área das vacinas e das drogas anti-virais, as quais afirma serão muito uteis para lidar com a próxima pandemia. E dizendo também que acredita que os líderes mundiais irão cooperar entre si para prevenir a próxima pandemia, quase como se tivesse sido atacado pelo vírus fatal do optimismo. 


Just published__"Scientific elite revisited: patterns of productivity, collaboration, authorship and impact"

"Throughout history, a relatively small number of individuals have made a profound and lasting impact on science and society. Despite long-standing, multi-disciplinary interests in understanding careers of elite scientists, there have been limited attempts for a quantitative, career-level analysis. Here, we leverage a comprehensive dataset we assembled, allowing us to trace the entire career histories of nearly all Nobel laureates in physics, chemistry, and physiology or medicine over the past century. We find that, although Nobel laureates were energetic producers from the outset, producing works that garner unusually high impact, their careers before winning the prize follow relatively similar patterns to those of ordinary scientists, being characterized by hot streaks and increasing reliance on collaborations. We also uncovered notable variations along their careers, often associated with the Nobel Prize, including shifting coauthorship structure in the prize-winning work, and a significant but temporary dip in the impact of work they produce after winning the Nobel Prize. Together, these results document quantitative patterns governing the careers of scientific elites, offering an empirical basis for a deeper understanding of the hallmarks of exceptional careers in science"
https://royalsocietypublishing.org/doi/full/10.1098/rsif.2020.0135



UNova__Tese de Doutoramento sobre jornalistas que se tornaram Assessores do Governo



No ano passado houve um brasileiro que se doutorou em Ciências de Comunicação na Universidade Nova, com uma tese interessante em que mais de metade da tese são entrevistas com jornalistas que foram assessores de imprensa em dois governos PSD-CDS e em dois governos do PS, 29 felizardos que enquanto jornalistas ganhavam pouco mais do que uma miséria e por um passe de mágica (leia-se pela sua indiscutível competência, leia-se culambismo, MEC dixit) viram o seu vencimento aumentar substancialmente.

Na verdade não foram 29 mas sim 30, mas a senhora trigésima jornalista ex-assessora solicitou o anonimato, vá-se lá saber porquê ! A sua entrevista na pág. 456 merece leitura, por ser deliciosa, principalmente na parte em que a anónima ex-assessora revela ao futuro doutor que precisou de ser convencida para deixar de ganhar um vencimento miserável e aceitar ser Assessora ! Felizmente que a referida primou pela honestidade quando admitiu que “Para uma jornalista muito nova na altura, como eu era, praticamente duplicava o salário”

Entre as tais dezenas de entrevistados referidos na tese acima há aqueles que depois de terem saboreado a ambrósia dos vencimentos de assessor ficaram viciados e já não conseguiram voltar à miséria que recebe a maioria dos jornalistas, como uma tal Paula Rita Tamagnini (foto acima), que disse na sua entrevista ao futuro doutor, que assim que foi convidada para assessora decidiu não voltar (à miséria) jornalística habitual e de facto desde que aquela foi assessorar o Governo do Sr. Sócrates nunca mais voltou à miséria habitual, tendo passado pela Santa Casa e pelo Banco de Portugal e desde 2017 tornou-se Directora de Comunicação da TAP, aquela empresa que paga prémios a directores mesmo com 100 milhões de euros de prejuízo (onde recebe mais do que um professor catedrático, o que faz prova do nosso subdesenvolvimento pois na Suiça não há comunicadoras sociais a receber mais do que catedráticos), tendo informado a revista Sábado no seu último número, que agora que aquela empresa está em lay-off, e os seus trabalhadores estão com vencimento reduzido, muito oportunamente a referida Licenciada Paula Rita Tamagnini "mudou-se" para prados mais verdejantes pois percebeu que o futuro da TAP é negro (leia-se a Nação requisitou os seus elevados préstimos) para o gabinete do Sr. Ministro Pedro Siza Vieira, onde a sua robusta expertise comunicacional é absolutamente essencial para combater o Covid-19, o que só pode significar que a referida ex-jornalista é assim uma espécie de Ronalda da comunicação social !


segunda-feira, 27 de abril de 2020

O abandono de 13 gatos que morreram de sede e fome e a inconstitucionalidade da Lei nº 69/2014

https://www.publico.pt/2020/04/25/local/noticia/covid19-psp-encontra-13-gatos-mortos-abandonados-apartamento-amadora-1913887

Sobre o recente caso noticiado pelo jornal Público é pertinente revisitar uma dissertação de Mestrado defendida na Universidade de Lisboa, que defende uma interessante tese, que é inconstitucional a Lei 69/2014 de 29 de Agosto, que criminaliza os maus tratos a animais de companhia, ou seja que os muitos deputados diplomados em Direito, que em 2014 aprovaram a mesma, são afinal quase um bando de ignorantes que percebem muito pouco de Direito e não sabem sequer o que é que a nossa Constituição permite ou não permite criminalizar.  https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/37252/1/ulfd136234_tese.pdf

É facto que o trabalho da nova Mestre Diana Manuel Silva Vilas Santos Simões fez prova de conhecer a Declaração de Cambridge (p.61) porém não retirou daí nada de relevo que servisse de suporte à defesa da criminalização acima referida, quase parecendo que aquilo que moveu a autora foi tentar arranjar argumentos para justificar a incriminalização.  


No salary, no sick leave__USA and Bangladesh two faces of the same coin

The Economist has an interesting article about those Asian countries in which going sick means going hungry, the worst case being the one of Bangladesh. The amazing thing is that millions in that country which is trying injectable bleach to fight Covid-19 are almost in the same situation https://www.aljazeera.com/ajimpact/sick-leave-aid-leaves-millions-workers-cold-200319124858940.html

P.S - Of course not all Americans are sad about Covid-19, quite the contrary some are doing just fine, like for instance Steve Schwarzman or Leon Black 
https://www.vanityfair.com/news/2020/04/how-private-equity-is-winning-the-coronavirus-crisis





Post sobre viciação concursal ultrapassa 16.000 visualizações


O post sobre viciação concursal, no link acima, criado por conta de uma petição em Dezembro de 2015 mostra que a cronologia dos eventos lá relatados aponta para uma elevada aceleração a partir de 2016. 

O referido post merece ser visto à luz do conteúdo de um email que em 31 de Outubro de 2016  enviei a muitos Colegas e onde reproduzi o resumo de um artigo com o título "The Culture of Mediocrity":
Abstract: This article examines the conditions under which mediocrity is selected and maintained by groups over time. Mediocrity is maintained by a key social process: the marginalization of the adept, which is a response to the group problem of what to do with the highly able. The problem arises when a majority of a group is comprised of average members who must decide what to do with high performers in the group. To solve this problem, reward systems are subverted to benefit the less able and the adept are cast as deviant.  http://link.springer.com/article/10.1007/s11024-013-9231-0 



domingo, 26 de abril de 2020

Os carneiros que elegeram o Dr.Ferro Rodrigues


Tendo em conta que a esmagadora maioria dos deputados não passam de carneiros escolhidos pela sua mansidão  num sistema eleitoral viciado para favorecer PS  e PSD e tendo também em conta que o Presidente da Assembleia da República é escolhido pela referida carneirada, faz sentido perguntar quantos votos recolheria o Dr. Ferro Rodrigues se o Presidente da Assembleia da República fosse escolhido por voto directo e universal ?

Expresso__Covid-19 impulsiona procura de quintas no Interior

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/coronavirusum-programa-que-se-vai.html

É espantoso que ainda nem sequer tenham passado duas semanas sobre o post acima e o semanário Expresso já fala de uma procura imobiliária no Interior do país "impulsionada pelo medo da pandemia". E de facto quem é que é o génio que agora estará disposto a pagar, como fez o Sr. Ronaldo, quase 30.000 euros por metro quadrado num apartamento em Lisboa, para no futuro ser obrigado a passar uma futura quarentena 
https://www.cnbc.com/2020/04/03/the-hot-zone-author-next-pandemic-can-be-worse-than-the-coronavirus.html onde só o espaço de uma única casa de banho custa mais do que uma moradia com jardim em várias cidades do Interior do país ?



A ferocidade do vírus bate a concorrência

Abaixo imagem dos post mais visualizados nos últimos 7 dias. Estranhamente entre os visitantes estrangeiros os da Finlândia foram os mais assíduos, vide segunda imagem abaixo. 

























Paper "What we can learn from the parallels between the COVID-19 and the future climate change crises"

https://ecoevorxiv.org/eg6hr/

Short paper in the link above (that was put online in April 10) by researchers affiliated to Harvard University, University of Washington, and the Senckenberg Biodiversity and Climate Research Centre (SBiK-F), Frankfurt.

Coincidentally in 21 of April someone has put a post on the UNICEF website entitled "Lessons from the COVID-19 pandemic for tackling the climate crisis"


sábado, 25 de abril de 2020

Reabilitação mediática de um ex-terrorista


O semanário Sol achou hoje uma excelente ideia entrevistar um individuo de nome Otelo Saraiva de Carvalho em moldes inacreditáveis, quase como se estivesse a entrevistar o Ramalho Eanes ou o Salgueiro Maia (ou até mesmo o avô cantigas) e esquecendo que o Supremo Tribunal de Justiça, confirmou a condenação do Tribunal de Relação, sobre o mesmo Otelo Saraiva de Carvalho, por crime de associação terrorista, https://arquivos.rtp.pt/conteudos/otelo-saraiva-de-carvalho-condenado/ enquanto líder das conhecidas FP-25, responsáveis por dezenas de atentados à bomba, dezenas de assaltos a bancos e ainda por quase duas dezenas de mortos, entre os quais um bebé de 2 anos. Há vários anos que compro o semanário Sol porém entendo que a minha relação com o dito termina hoje, pois não posso aceitar que o meu dinheiro sirva para pagar a reabilitação mediática de um ex-terrorista. 

Hoje convém lembrar que há precisamente 46 anos atrás se substituiu uma ditadura por um sistema politico viciado, onde os votos no PS e no PSD valem muito mais do que os votos noutros partidos e onde há centenas de milhares de votos que valem rigorosamente zero  https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/um-sistema-eleitoral-viciado.html 
que durante esses 46 anos a classe politica (que tão rapidamente aprovou  subvenções vitalícias) se mostrou muito convenientemente incapaz de aprovar uma lei que criminalize o enriquecimento ilícito https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/02/choro-ranger-de-dentes-e-enriquecimento.html Não admira por isso que no final de Fevereiro o jornal Público tivesse dado conta de um estudo que mostrou que cada vez mais Portugueses se identificam menos com os partidos políticos  https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/02/portugueses-estao-fartos-dos-partidos.html  

Covid 19__An effective treatment was finally found

https://www.nbcnews.com/politics/donald-trump/trump-suggests-injection-disinfectant-beat-coronavirus-clean-lungs-n1191216

And some dynamic Americans already start to profit from the  Miracle Mineral Solution (MMS)  https://arstechnica.com/tech-policy/2020/04/church-of-bleach-ordered-to-stop-selling-bleach-as-covid-19-cure/






Revistas científicas__O campeão Português que os amigos do Presidente não conhecem


Ainda sobre a excelente posição de Portugal na lista cima é importante destacar o contributo do catedrático Jorge de Brito do IST campeão nacional absoluto, que ao longo da sua carreira participou em decisões editoriais de 2250 artigos. https://publons.com/researcher/1228717/jorge-de-brito

Porque será que o referido campeão ainda não recebeu a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada ? Será que a razão se deve ao facto dele não ser conhecido pelos amigos do Presidente Marcelo, os tais que decidem quem é que na academia já mostrou "méritos excecionais e pendentes na ciência" ?

Compare-se o desempenho do catedrático referido com o desempenho de uma investigadora que no seu perfil na plataforma Publons,  apresenta zero revisões e zero decisões editoriais https://publons.com/researcher/2392062/zita-martins/   mas a quem os amigos do Presidente Cavaco reconheceram "méritos excecionais e pendentes na ciência" os quais levaram a que a mesma tenha sido condecorada com a Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2015, quando tinha no CV aproximadamente três dezenas de publicações indexadas na base Scopus  ! 

Covid-19__Nobel laureates as Nazi scientists

Not very long ago some British politicians compared Nobel laureates to Nazi criminals:
“Gove later went on to compare pro-EU economists warning about the potential fallout of Brexit, some of them Nobel laureates, to Nazi scientists

But a recent and interesting article in the link below by Mark Carney, former Governor of the bank of England also praises scientific expertise:
"After the covid crisis, it´s reasonable to expect people to demand improvements in the quality and coverage of social support and medical care, greater attention to be paid to managing tail risks, and more heed to be given to the advice of scientific experts" https://www.docdroid.net/MDP8ntW/mark-carney-pdf

And three days ago one could read the following statement in the UNICEF website:
“Both climate change and the COVID-19 pandemic require us to listen to experts, to unite behind the science and not play politics with people’s lives. https://www.unicef.org/stories/lessons-covid-19-pandemic-tackling-climate-crisis




sexta-feira, 24 de abril de 2020

“melhor negócio do que a saúde só o das armas”


https://visao.sapo.pt/exame/2014-12-09-yes-she-can/

A frase que dá título a este post saiu em tempos da boca da senhora Isabel Vaz, que esteve à frente da empresa “Espirito Santo Saúde”, e que agora é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde e que no passado sábado, entrevistada pelo Expresso, se permitiu de uma forma despudorada (leia-se canalha), criticar a resposta dos hospitais públicos à crise do Covid-19.

A sorte dela é viver num país de cobardes e não na Espanha, onde todos os hospitais privados foram requisitados pelo Governo daquele país, ao contrário do que sucedeu aqui, onde um cobarde Governo preferiu deixar que os hospitais privados continuassem descansadinhos na sua vidinha, a fazer operações estéticas e a meter botox nas socialites ou a “irem de férias cá dentrocom vencimento pago pelos contribuintes. 

E como se isso já não fosse suficientemente mau, agora ainda temos que aturar as pérolas da Drª Vaz, essa grande amiga do Dr. Ricardo Salgado, quem em Março de 2016, já depois do BES ter falido de forma clamorosa, ainda continuava a falar do desgraçado (sacaninha) dono disto tudo, como "um homem com visão e com ideias", o mesmo visionário idiota que enganou e desgraçou a vida a milhares de Portugueses   e que o Tribunal da Relação não teve dúvidas em sentenciar como responsável  https://observador.pt/2019/05/08/ricardo-salgado-manifestou-elevadissimo-grau-de-irresponsabilidade-na-gestao-do-bes/

A segunda seca mais severa em 1200 anos

Deserto Brasileiro A desertificação já alcança a marca 18,7 mil km² em  território nacional. - Portal Neo Mondo

https://www.sciencenews.org/article/climate-change-made-southwestern-u-s-drought-worst-1200-years

O link acima diz respeito a um artigo publicado na semana passada onde se fala de uma seca nos EUA, tão grave que não tem paralelo nos últimos 1200 anos. Neste contexto e se agora se ouve a ONU dizer que o COVID-19 pode provocar uma fome de “proporções bíblicas” imagine-se então o que será quando uma futura e muito provável nova pandemia se juntar a uma seca ainda mais severa que provoque elevados danos na agricultura ! 

The Economist__"Covid dries up a cash cow"

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/your-polytunnel-needs-you-not-enough.html

Still following the post above about an article recently published on The Economist, on superior races and pornographic food contests its worth mentioning another important article in the same weekly newspaper. Entitled "Covid dries up a cash cow" it concerns the fact that since the European economy got frozen by Covid the African immigrants in Europe are stoping their remittances into their relatives living in Africa. 

Officially recorded official remittances worth 46 billion USD in 2018 and undeclared remittances amount to around 16-35 billion USD a year. According to The Economist companies that handle remittances reported decreases by 80% and even 90%. And that fact will further aggravate the hunger pandemic mentioned in the post in the link above. On the top of that let´s just imagine what a major drought like the one below will do to agriculture in Africa https://www.sciencenews.org/article/climate-change-made-southwestern-u-s-drought-worst-1200-years



quinta-feira, 23 de abril de 2020

Processos disciplinares aterrorizam a Academia

Só isso explica porque é que o post sobre os mesmos se tornou tão rapidamente o 2º mais visualizado de sempre, entre as várias centenas que foram publicados desde o final de Setembro de 2019, quando se iniciou o presente blog. Vide imagem abaixo.

1º Lugar https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/condenacao-da-universidade-do-porto-e-o.html
2º Lugar https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/reitor-da-uporto-ameaca-professores-com.html
3º Lugar https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/proposta-de-alteracao-as-provas-de.html




quarta-feira, 22 de abril de 2020

Countries that lead the number of verified Editor records

https://publons.com/country/?order_by=verified_editor_records

New Zealand…...1394 edited papers/million inhabitants
Portugal...............1178
Czech Republic…1013
Australia…....…….776
Spain.....................448
UK.........................426
Denmark…......…..359
Switzerland……....329
Netherlands….......307
Italy……...………..301
Austria…………….271
Norway……………260
Greece……………217
Sweden…….…….202
Finland……...…….201
Belgium……...……188
Canada……..…….184
Germany……..…..132
USA.......................119

Paper__"COVID-19 Attack Rate Increases with City Size"

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/webinar-april-20what-recent-coronavirus.html

Still following the post above check the paper by researchers of the University of Chicago
https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3564464


P.S – Concerning this population explosion I remember that in May of 2018 I suggested that rich countries should pay a birth tax because every new baby in those countries is just another heavy polluter:
“…The population explosion mentioned in the email below is only a complicated sustainability problem for humans that live in countries with a high environmental footprint like for instance Luxembourg or Qatar (15 and 12 gha/person) not for those like Bangladesh with 0.72 gha/person. And that´s exactly why those countries should pay a birth tax proportional to its ecological footprint/capita and GDP/capita…” https://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=8&t=7990&p=41070&hilit=pay+birth+tax#p41070


“Your polytunnel needs you: Not enough Britons are responding to a patriotic appeal…”

The title of this post goes by the title of an article in the last number of “The Economist”. It concerns the fact that UK agriculture has a shortage of 70.000 workers and the fact that Englishmen (and Irish, Scots and Welsh) are not interested in the Government patriotic campaign “Pick for Britain”. As consequence planes loaded with Romanian workers are bringing the most needed farm workers.

Similarly, in USA 400.000 undocumented workers are essential so agriculture in California can produce half of the fruits and vegetables consumed in that country. https://www.theguardian.com/world/2020/mar/31/us-coronavirus-outbreak-california-farm-workers still nobody has ever heard the racist Donal Trump (who wanted immigrants from Norway) say that they should go home because unemployed hard-working Americans would love to work on those farms ! On the contrary, they are now viewed as essentials! 
Its most ironic how the so-called superior races need the help of inferior races to have food on their table !

P.S - Still concerning food take a look into the USA League of Eating Contests and now into the article published yesterday on the Washington Post that speaks about a hunger pandemic !






terça-feira, 21 de abril de 2020

Os médicos que efectivamente nasceram para serem médicos


O jornal Público continha ontem uma reportagem sobre o hospital com o maior número de doentes com covid-19 do país, o hospital São João do Porto, e a parte final da reportagem encerrou-se com uma pergunta do jornalista a um jovem médico de pouco mais de 30 anos:
Não tem sido pressão a mais?” 
“Nem pensar. Um médico nasceu para isto. Mal de nós se não estivéssemos à altura.”

No início da pandemia do Covid-19, mais precisamente em 16 de Março, ainda antes de ser decretado o estado de emergência, produzi um post que terminava com uma referência a médicos do tipo “natural born doctors” 

Exactamente como sucede com o tal médico acima referido, que trabalha no hospital S. João, e que é altamente improvável que tenha beneficiado de esquemas manhosos para conseguir entrar num curso público de medicina, como em má hora sucedeu com aqueles merdosos referidos no post abaixo e que muito provavelmente usarão na profissão médica a mesma falta de ética que evidenciaram no acesso ao curso de medicina, obtendo de forma ilegal, elevadas médias que lhes permitiram ultrapassar no acesso ao ensino superior, outros alunos com médias inferiores, mas que efectivamente nasceram para ser médicos https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/vergonhosa-impunidade-no-acesso-ao.html 

A "democracia celebratória" passa bem sem velhos e doentes

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/as-celebracoes-do-25-de-abril-e-os.html
Ainda sobre o meu post de 19 de Abril, no link acima, vale a pena ler aquele escrito pelo catedrático jubilado, Vital Moreira, em 20 de Abril de onde retirei o título do presente post

https://causa-nossa.blogspot.com/2020/04/pandemia-9-democracia-celebratoria.html


segunda-feira, 20 de abril de 2020

Science__Covid-19 has a breathtaking "ferocity" and "acts like no microbe humanity has ever seen"

"..can attack almost anything in the body with devastating consequences..Its ferocity is breathtaking..."
cardiologist Harlan Krumholz of Yale University 
https://www.sciencemag.org/news/2020/04/how-does-coronavirus-kill-clinicians-trace-ferocious-rampage-through-body-brain-toes

maybe now USA Christian fanatics face the reality that the virus cannot be stoped by faith alone https://www.theguardian.com/us-news/2020/apr/04/america-rightwing-christian-preachers-virus-hoax  and who knows maybe even the President of Belarus would be willing to revise his wonder vodka-based strategy https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/coronaviruswhat-our-leaders-can-do-now_26.html 




O sucesso fulgurante dos processos disciplinares

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/filhos-da-puta-em-alta.html

Como se previu no post acima foi rápida a forma como o post sobre os filhos da puta ultrapassou o post sobre o bastonário da OM. Aquilo que não se tinha previsto é que ainda mais rápidamente o post sobre os processos disciplinares da Universidade do Porto tivesse ultrapassado aqueles dois e se tenha tornado no campeão dos post dos últimos 90 dias. Vide imagem abaixo. 

Russos atraídos por post sobre o Czar Putin

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/04/the-russian-economy-prospects-for-putin.html

Como se pode perceber abaixo o post acima sobre o Sr. Putin atraiu um número pouco usual de visitantes Russos, nos últimos 7 dias, pois nunca até agora os leitores daquele país tinham conseguido entrar no Top 10 e muito menos chegar ao 3º lugar. É assim evidente que os Russos estão à espreita de qualquer coisa que se diga sobre o Czar Putin. 

Parliament of "All Living Things"__No locomotion no vote !



In the paper in the link above viruses are 3 times bigger than all humans, while bacteria are 1167 bigger so if we have a Parliament of "All Living Things" the deputies elected by bacteria would easily pass all laws that they were interested to pass. Provided of course that plants were excluded from that Parliament on a basis of the locomotion rule. 

PS - If all the body fluids of all animals that ever existed represent a staggering number (the body fluids for the 100.000 billion humans that ever existed alone exceeds 4000 million ton) that means that the water we drink was once a body fluid of an animal!



domingo, 19 de abril de 2020

As celebrações do 25 de Abril e os Portugueses que tem a capacidade de morrer duas vezes

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronaviruscom-devida-venia.html

Depois dos dois posts acima sou novamente a reproduzir um comentário da Rottweiler Joana Amaral Dias:
"Que bom que seria se a classe política desse o exemplo em Portugal e abdicasse de certas liturgias. E do seu salário. Até Putin - que não pode ser referência - adiou o desfile da vitória da Rússia sobre a Alemanha nazi na ll guerra mundial, quando se assinalavam os respectivos 75 anos. Não teria sido dramático adiar as cerimónias do 25 de abril, não obstante o seu peso simbólico. Pedir confinamento aos portugueses mas depois promover festividades não é muito avisado. Além disso, na Nova Zelândia o Governo cortou 20% do seu salário para se solidarizar com quem viu os seus rendimentos diminuir com esta crise. Semelhante conduta verificou-se também em locais tão diferentes como a Bulgária, Singapura ou Hong Kong. Já por cá, o ministro da educação requereu um subsídio de alojamento..."

P.S - Prefiro abster-me de dizer qual é a minha opinião sobre as celebrações do 25 de Abril (o dia em que uma ditadura foi substituida por uma kakistocracia) pois a mesma poderia ser diminuida à luz de um post anterior onde comentei o amor profundo do Sr. Dr. Ferro Rodrigues pelos senhores deputados e a sua situação económica que (como Portugueses especiais que são) não pode em caso algum ficar "entregue à bicharada"  porém se não há nenhum perigo em juntar 130 pessoas (número que viola o rácio imposto às superficies comerciais de apenas 4 pessoas por cada 100 metros quadrados) na Assembleia da República para fazer uma festa, então isso significa que as limitações relativas aos funerais constituíram um abuso inadmissivel e também que a partir deste momento já não há qualquer razão para que os Portugueses as cumpram, porque celebrações do 25 de Abril há todos os anos e funerais só há uma única vez ou será que neste país há Portugueses que tem a capacidade de morrer duas vezes ?


Coronavírus__Assim (ignaramente) escreve um professor Associado

“...a histeria geral com um vírus insignificante (covid-19), que, em 97% dos casos, um Ben-u-ron de seis-em-seis-horas, máscaras e um pouco de sol resolveriam”
Rui Teixeira dos Santos, semanário Sol, 18 de Abril

É nestas alturas que é importante revisitar aquilo que foi escrito por um outro professor universitário sobre as universidades privadas: https://www.docdroid.net/PRrzaaJ/2018-jvc-encerramento-das-universidades-sem-qualidade-pdf embora o mesmo se tenha esquecido de fazer duas pertinentes perguntas:

1-será que um docente de uma universidade privada com um contrato a recibos verdes (de 5 euros/hora) pode dar-se ao luxo de reprovar tantos alunos como um docente de uma universidade pública que está nomeado definitivamente? 

2-será que não fazia sentido que a A3ES cruzasse as médias de entrada dos alunos no acesso ao ensino superior com a média de curso à saída, tanto para instituições privadas como públicas, para assim tentar detectar padrões anómalos ? Ou será absolutamente normal que possa haver instituições onde se entre com média de 10 ou 11 valores e se saia com média final de 16 ou 17 valores ?

The Russian Economy: Prospects for Putin 4.0

http://appc.lv/eng/wp-content/uploads/sites/2/2020/03/Research_Russian_Economy_2020.pdf#page=126

Check paper in page 125 “Money River from Russia to the West. How Toxic is it?

Also interesting is the image 3 in page 166 that shows Russia will become poorer in the next years, image 15 (page 173) about defense spending in which Russia tops the list and also the image 17 (page 174) about public spending on education that puts Russia performance below countries like Costa Rica and Indonesia.


P.S1 - Post on 14 of March of 2018


P.S2 - Still one must recognize that Putin was the only Russian Tsar that managed to do something that no other did in the last 244 years since USA Declaration of Independence.







sábado, 18 de abril de 2020

Reitor da UPorto ameaça professores com processos disciplinares


O que é que será que devem ter pensado as dezenas de milhares de Portugueses que hoje leram na imprensa que alguns professores da Universidade do Porto se recusam a dar aulas pela internet e que nessa sequência foram ameaçados com processos disciplinares pelo Reitor daquela Universidade ?

E será que o Sr. Reitor da Universidade do Porto já mandou instaurar um processo disciplinar aqueles catedráticos, da sua própria Faculdade, que foram condenados por um tribunal deste país https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/condenacao-da-universidade-do-porto-e-o.html ou será que na universidade do Porto ser condenado em processo crime é menos grave do que a recusa em dar aulas pela internet ?