segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Escolas Portuguesas__os mafiosos e psicopatas dos quadros de honra


https://www.cvalsassina.pt/images/docs/ano-2018-2019/Regulamento_Quadro_Honra_e_Quadro_Excelencia_Dez2018.pdf


Já não nos bastava que quase 50 anos depois do morte do Salazar ainda haja no nosso sistema de justiça decisões fundadas em pérolas jurídicas de notáveisfascistas mas também os salazarentos quadros de mérito, honra e ou excelência voltaram a entrar nalgumas escolas deste país. Será que os responsáveis pelo retorno de tais quadros já ouviram falar no estudo que diz que as crianças mais mentirosas não são as menos inteligentes? 

Quantos médicos daqueles que foram apanhados em esquemas mafiosos
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/a-mafia-da-medicina.html
acabaram o secundário com média suficiente para entrarem no tal quadro do mérito ?
Se a psicopatia é um indicador de sucesso corporativo (*Wille et al., 2013, Boddy et al., 2015, Hill & Scott, 2019) quantos psicopatas corporativos no nosso país obtiveram excelentes resultados escolares no ensino secundário com direito a quadro de mérito ?

As referidas honras até podem ser promissoras para formar futuros militares obcecados em ganhar medalhas mas servem de pouco para prever como é que a dita excelência escolar de curto prazo se vai transformar no futuro num comportamento benéfico em prol da sociedade. Na verdade a resiliência é um indicador muito mais fiável do que os resultados escolares em termos de desempenho futuro, vide artigo disponível no link: 
http://www.sas.upenn.edu/~duckwort/images/Grit%20JPSP.pdf  
publicado no Journal of Personality and Social Psychology em 2007 e até agora já recebeu mais de uma centena de citações no Scopus, tendo os autores concluído que: 

"Grit did not relate positively to IQ but was highly correlated with Big Five Conscientiousness"

Acresce que no inicio deste ano o jornal Público publicou uma entrevista ao neuro psiquiatra Francês Boris Cyrulnik, da qual abaixo reproduzo uma pequena parte que mostra que muitos ainda nem sequer nasceram e já estão a ser "lixados" na sua capacidade para competir na tal corrida da excelência meritocrática:

"..Se a mãe está stressada, segrega substâncias que passam no líquido amniótico e o bebé adquire esses factores de vulnerabilidade. Se a mãe se sente segura e feliz, o bebé desenvolve-se bem e tem factores de protecção.” A forma como, por exemplo, essas substâncias segregadas pela mãe alteram o cérebro do bebé pode ser observada em exames neurológicos. As crianças afectadas pelo stress materno “nascem com uma alteração dos dois lóbulos pré-frontais e do sistema límbico e a amígdala do cérebro reage muito fortemente”. Isto significa que “chegam ao mundo com uma alteração cognitiva pela situação de precariedade social da mãe”..." 

Num Planeta em colapso a última coisa que este país (ou qualquer outro) necessita é de sistemas educativos salazarentos que não contribuem para resolver antes agravam os muitos e graves problemas que existem. 



Hill, D. and Scott, H., 2019. Climbing the corporate ladder: desired leadership skills and successful psychopaths. Journal of Financial Crime, (just-accepted)
Boddy, C., Miles, D., Sanyal, C. and Hartog, M., 2015. Extreme managers, extreme workplaces: Capitalism, organizations and corporate psychopaths. Organization, 22(4), pp.530-551.
Wille, B., De Fruyt, F., & De Clercq, B. (2013). Expanding and reconceptualizing aberrant personality at work: Validity of five‐
factor model aberrant personality tendencies to predict career outcomes. Personnel Psychology, 66(1), 173-223.