sábado, 28 de dezembro de 2019

112 milhões de horas de leitura___O grande buraco negro e os untermensch do séc XXI

A penúltima página  do ultimo número da revista "The Economist" contém uma muito interessante infografia resumo dos 4 milhões de artigos de jornalismo online, publicados durante 2019 em 5000 sites, desagregados por 34 áreas e avaliados pelo número de horas de visualização diárias. https://www.docdroid.net/sR9i568/the-economist.pdf

O grande buraco negro a que quase nada escapa são os artigos onde aparece o nome do Sr. Donald Trump, que conseguiram recolher 112 milhões de horas de leitura. Já os fogos na Amazónia, na Califórnia e na Austrália mereceram menos de 10% daquele valor. E outros eventos relacionados com desgraças em países do terceiro mundo esses mereceram ainda muito menos atenção do que os referidos fogos. 

A infografia mostra também que o evento mundial que recolheu mais horas de leitura não foi o rompimento da barragem de lamas no Brasil  nem o ciclone tropical Idai em Moçambique que matou mais de mil pessoas mas sim o incêndio de uma catedral em Paris. E é também por conta disso que as tais "Conference of Parties"-COP, foram todas um fracasso pela simples razão que respeitam a problemas em que os mais afectados são pobres desgraçados do terceiro mundo. Os untermensch do séc XXI. E esses nem sequer têm direito a valores mínimos de horas de leitura na imprensa que realmente conta.