segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

O ambientalista simplório e o grande assustador

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/os-cientistas-simploriosjose-gomes.html
Faço votos que o autor e o propagandeador referidos no post acima possam antes cedo do que tarde proceder à revisão da sua narrativa simplória em face do artigo hoje no jornal Público onde se fica realmente a saber como funciona o ambiente em Portugal. Onde infracções puníveis com coima entre 12 mil e 72 mil euros são depois convertidas em tribunal em apenas 500 euros. 
https://www.publico.pt/2019/12/23/sociedade/noticia/cinco-anos-inspeccao-ambiente-so-conseguiu-cobrar-24-multas-1898168

Impunidade essa que legitima os receios dos habitantes de Boticas sobre as consequências ambientais da exploração de lítio, pois se a empresa que vier a explorar o lítio fizer o contrário daquilo que promete na fase de projecto de exploração, só arisca posteriormente uma leve multa em tribunal, enquanto que os habitantes de Boticas ficarão com os prejuízos ambientais durante centenas de anos. Não custa perceber porém em que moldes ocorrem esse milagres de transmutação de coimas de dezenas de milhares em apenas meia centena de euros. Os advogados das empresas alegam certamente em tribunal que aquelas vivem no fio da navalha e que tais multas as levarão à falência, com o consequente despedimento dos seus trabalhadores. Haveria por isso vantagem em alterar a lei para que em alternativa os gerentes dessas pobres empresas fossem obrigados a passar algumas dezenas de fins de semana na cadeia, pois o ambiente deste país não pode estar refém das ameaças de encerramento de empresas. 

Igualmente interessante no mesmo jornal Público de hoje é a entrevista ao grande assustador do momento, David Wallace-Wells  
https://www.publico.pt/2019/12/23/ciencia/entrevista/david-wallacewells-seculo-xxi-sera-definido-alteracoes-climaticas-1897871
que convenhamos se limitou a construir uma série de cenários assustadores (não científicos), não se podendo por isso dizer que possui um conhecimento especializado na matéria, como por exemplo as publicações referidas nos posts abaixo: 
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/thomas-rowland-rees-phd-in-physics-from.html
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/how-to-make-european-green-deal-work.html
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/is-it-possible-to-achieve-good-life-for.html
https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/09/ipcc-reports-oceans-are-rising.html