Um maçon que escreve no Expresso de apelido Monteiro achou boa ideia escrever há poucos dias um texto quase a intimar a jovem Thunberg a apresentar soluções para as alterações climáticas. Trata-se de uma prosa estranhamente parecida com a do catedrático Duque, comentada aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/12/duelo-de-catedraticosseriedade-contra.html
O que será que explica esta coincidência ? Será solidariedade entre dois Sportinguistas ? E porque é que o jornalista não foi buscar respostas para as perguntas que tanto o atormentam aos catedráticos da área em questão ? Ou será que ele não está interessado nas respostas mas apenas em tentar ridicularizar a jovem Thunberg como também fez o catedrático Duque ?
Uma pesquisa na Web of Science revela que aquela selectiva base de dados referencia já quatro publicações científicas que mencionam o nome da jovem Thunberg, os académicos que acharam importante mencionar o seu nome porém não acharam imprescindível ou sequer relevante que a jovem em causa não tenha soluções para oferecer. Já na base Scopus podem encontrar-se mais de 30 publicações que mencionam o nome da mesma jovem, sendo aquela publicação que tem um conteúdo mais pessimista a de um Professor de Física da Universidade de Oxford
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00963402.2019.1654255
onde se pode ler que: "the “Skolstrejk” actions led by young Greta Thunberg have helped to create a justified sense of urgency"
sendo por isso curioso e até hipócrita que em Portugal, catedráticos como o João Duque e maçons como aquele acima referido (gente muito exigente excepto talvez com eles próprios) tenham achado que o activismo da jovem Thunberg só teria valor se ela, tivesse soluções para apresentar !