quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

PISA___alunos Portugueses não adquirem competências mínimas


Hoje o grande destaque no jornal Público vai para os resultados do programa de avaliação PISA, o tal levado a cabo pela OCDE e que me merece dois comentários, um já produzido há um mês atrás em post colocado aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/11/oecd-2030-learning-frameworkuma.html  e um outro respeitante ao facto de que é no mínimo inoportuno (e no máximo alienante) que quando recentemente lemos um Professor de física da Universidade de Oxford https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=7005137442 a escrever coisas como: 
"no que respeita à crise climática é altura de entrar em pânico" https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00963402.2019.1654255
que continuemos obcecados com os resultados do PISA, o qual supostamente avalia competências para uma "cidadania activa", algo que não bate certo com o facto da China que forma alunos para serem cidadãos muito conformistas (o país onde como refere o artigo hoje no jornal Público, ainda antes das aulas terem inicio os alunos já estão na biblioteca da escola a estudar), aparecer no topo dos vários rankings do PISA
https://www.publico.pt/2019/12/03/sociedade/noticia/china-chega-topo-afastou-finlandia-1896054 pois como foi comentado no penúltimo parágrafo do texto no post abaixo, até o conhecido Jack Ma já admitiu que aquilo que se anda a fazer no país dele em termos educacionais é um erro https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/the-role-of-academia-towards-type-1.html