sábado, 28 de dezembro de 2019

Ministro afirma que a gestão das empresas Portuguesas é fraquíssima e míope

“o ministro disse que se pode "esperar sentado" se se supõe que o atual tecido industrial português "é capaz, por si só, de perceber a vantagem em trazer inovação para o seu seio e a vantagem em contratar pós-graduados e doutorados".

Sobre as declarações do Sr. Ministro relembro on conteúdo de um post anterior no qual comentei as preocupações do CRUP acerca dos doutorados em empresas:
"Será que o CRUP pensa que estamos na Alemanha ou na Suiça ?  Será que alguém neste país já se deu ao trabalho de averiguar quantas empresas tem um sector de I&D ou quantas pensam vir a ter algum nos próximos anos ? Se até mesmo as empresas mais ricas de Portugal como aquela mencionada no email abaixo preferem investir no negócio do luxo em vez de explorarem e valorizarem a propriedade intelectual produzida pelas Universidades Portuguesas o que é que os doutorados vão fazer a estas empresas ?"

Porém aquilo que o Sr. Ministro parece desconhecer é que só empresários patetas é que vão andar a perder tempo e dinheiro a contratar doutorados (que não enchem tanto o olho dos amigos, dos vizinhos, da família (e até das amantes) como Ferraris ou Bugattis), até porque todos eles sabem que a receita do sucesso em Portugal não passa por aí mas antes por aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/portugal-descer-no-ranking-da-riqueza.html