sábado, 25 de julho de 2020

Accionar judicialmente os Diretores das Faculdades de Medicina para pagarem 20 milhões de euros



Acaba de saber-se que as universidades públicas decidiram não abrir nem uma única das 215 novas vagas de medicina autorizadas pelo Governo. Significa isso que no próximo ano mais 215 famílias Portuguesas terão de pagar para que um dos seus filhos vá tirar o curso de medicina numa universidade estrangeira, admitindo que ter um filho numa universidade estrangeira não custe menos de 1500 euros por mês isso significa que as referidas 215 famílias irão pagar ao longo de 5 anos quase 20 milhões de euros, que é o custará à economia Portuguesa a inqualificável decisão das Universidades Públicas Portuguesas. O que essas 215 familias deveriam agora fazer era accionar judicialmente os Diretores das Faculdades de Medicina para pagarem essa conta. 

Esta pouca vergonha tem forçosamente de ter consequências e é por isso boa altura para rever uma tão danosa autonomia académica (uma falsa autonomia porque as Faculdades de Medicina mais parecem apêndices da Ordem dos Médicos) para impedir que a mesma possa continuar a lesar o país. Mas no entretanto é necessário "estimular" também a A3ES para que aquela deixe de achar que os pareceres comprometidos da Ordem dos Médicos, possam continuar a servir de desculpa para impedir que a Universidade Católica possa abrir um curso de medicina. Não tenho grande simpatia pela Universidade Católica mas tenho ainda menos pelos rapaces fidalgotes da medicina cujos interesses privados aprisionam, desde o tempo do Salazarismo, o superior interesse público. 

Portugal precisa não só de mais médicos, como de forma corajosa o admitiu este médico aqui https://www.publico.pt/2020/06/22/sociedade/opiniao/confirmado-precisamos-faculdades-medicina-1921098 e como também o comprova o recente concurso aberto no Algarve para 60 médicos que vergonhosamente não teve uma única candidatura, mas precisa essencialmente de médicos mais honestos, para substituir os muitos médicos que andam a roubar o sistema nacional de saúde quase parecendo que tiraram não um curso de medicina mas antes um curso de gamanço. https://pacheco-torgal.blogspot.com/2019/10/a-mafia-da-medicina.html