segunda-feira, 6 de julho de 2020

Será que a enfermagem vale 10 vezes menos do que a advocacia ?

https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/05/o-editor-que-se-entregou-ao-instinto-da.html
No inicio de Maio escrevi no post acima que a revista Sábado necessitava de maior empenho para conseguir competir com a revista Visão, porém há semanas de sorte e na presente semana a revista Sábado não só conseguiu o tal furo da reunião do Conselho Restrito de Catedráticos que comentei aqui https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/07/prostituicao-universitaria.html    como ainda por cima teve a boa ideia de ir escarafunchar a actividade de um certo escritório de advogados, que assim que foi formado em 2010, comecou logo a ganhar contratos com o Estado Português, onze contratos logo no primeiro ano, e em média uma dezena em cada um dos anos seguintes, que até hoje já ultrapassaram um valor global de mais de 5 milhões de euros, o que dá uma simpática média de meio milhão de euros por ano, na maioria por ajuste directo. 

Trata-se de um escritório do qual faz parte uma advogada de nome Jane Kirby, "conhecida por ter sido acusada, em Fevereiro, do crime de falsificação em coautoria", mulher do famoso professor Domingos Farinho, que por sua vez está acusado de burla. 
https://observador.pt/2020/02/04/ghostwriter-de-socrates-acusado-de-burla-qualificada-a-faculdade-de-direito-de-lisboa/  

E já agora porque raio é que o Estado Português necessita de pagar centenas de milhões de euros a escritórios de advogados ? Será que é porque o mesmo Estado não tem nos seus quadros advogados suficientes ? A sério ? Alguém acredita nisso ? 

E porque é que actividade da advocacia se paga a 60 euros por hora quando um enfermeiro que faz algo muito mais importante se paga a 6 euros por hora ? E porque não pagar também 6 euros por hora aos advogados, em vez dos 60 euros por hora que eles cobram ?

Em 2015 um artigo no Público informava que a maioria dos professores das universidades privadas, mais de 70% recebiam apenas 5 euros à hora e em 2018 o semanário Expresso dava conta de ofertas de emprego para arquitectos a ganhar o mesmo que serventes da construção civil, 580 euros por mês. Será que é o facto do Estado Português gastar todos os anos muitos milhões de euros em serviços de advocacia que está a impedir que o valor hora se mantenha nos 60 euros por hora e não baixe para 5 ou 6 euros/hora como sucede em muitas outras profissões ? 

E será que isso se deve ao facto da Assembleia da República sempre ter tido uma maioria de advogados, que há muitos anos lá reinam a seu bel prazer e até se dão ao luxo de mandar nos partidos pelos quais foram eleitos ditando as regras que lhes interessam a eles e não aquelas que interessam a quem os elegeu ?
https://www.publico.pt/2019/03/29/politica/noticia/psd-ps-abrem-alas-deputadosadvogados-financeiros-1867244

P.S - A ironia negra é que esta semana ninguém ouviu o PSD a dizer que era preciso dar aumentos ou pelo menos um subsidio de risco aos médicos aos enfermeiros, aquilo que se ouviu esta semana foi o PSD a dizer que é uma afronta que o Governo não aprove uma portaria a aumentar os honorários dos advogados !!!!!!