sábado, 11 de julho de 2020

Excelentes notícias__Tribunal condena ex-banqueiro a prisão efectiva e o ayatollah que levou um pontapé


https://rr.sapo.pt/2020/07/10/pais/joao-rendeiro-ex-presidente-do-bpp-condenado-a-pena-de-prisao-efetiva-de-cinco-anos-e-oito-meses/noticia/199889/?utm_source=cxemdestaque

Espero bem que o ex-banqueiro Rendeiro não morra de Covid-19 antes de cumprir a pena de 5 anos. Com um bocado de sorte ao fim de 2 anos está cá fora, embora seja verdade que cumprir 2 anos num estabelecimento prisional, onde há muito menos luxos do que na moradia onde ele tem vivido, na Quinta Patino, não seja pêra doce. 

De qualquer maneira ele pode sempre telefonar ao Dr. Isaltino Morais que lhe explicará, estou certo, qual a melhor forma para não ter problemas com os reclusos e até cair nas suas boas graças. Cada recluso custa aos contribuintes Portugueses aproximadamente 50 euros por dia, porém no caso deste ex-banqueiro são 50 euros muito bem gastos, é uma espécie de investimento em marketing que serve de aviso a outros banqueiros.  

Porém como uma boa noticia nunca vem só também ontem se ficou a saber que uma inqualificável figura que tinha como apelido “ayatollah” de Barcarena acaba de deixar de ser director de informação da TVI. 

Igualmente excelente é hoje a noticia que aparece em grande destaque no jornal Público, informando que o ex-dono disto tudo vai ser acusado de ser o líder de uma organização criminosa, essa porém é a única parte excelente porque como o processo vai levar 50 anos (uma gentileza que os Portugueses podem agradecer ao Direito Romano-Germânico mas também e principalmente à obra de vários catedráticos de Direito, pois na Alemanha onde se aplicam as mesmas teorias juridicas não há processos que durem 50 anos e claro também aos advogados que beneficiam da bizarra possibilidade da submissão de um número incontável de recursos (em favor dos clientes ricos que os podem pagar) que levam à eternização dos processos) então isso significa que na realidade o Dr. Ricardo Salgado pode estar descansado que é certo e seguro que irá morrer de velhice sem que passe um único dia na cadeia. 

No passado mês de Fevereiro comentei nest blog uma frase da Presidente do banco Santander "Precisamos de mais engenheiros! Mas continuam a sair tantos advogados das universidades..." e note-se que ela não estava a falar de Portugal, o país onde segundo a Pordata, desde 1970 o número de advogados cresceu 1200%. A nível Europeu a Holanda que tem mais 70% de população do que Portugal, seria natural que tivesse mais advogados do que o nosso país porém a realidade é que Portugal tem mais 15.000 advogados do que a Holanda. Já a Suécia que tem aproximadamente a mesma população que Portugal possui menos de 6000 advogados enquanto que Portugal possui cinco vezes mais, é uma pequena diferença de 500%. Mas ainda há muito pior pois Portugal possui apenas o dobro da população da Finlândia mas possui um numero de advogados que é 1600% superior, o que significa 800% a mais para a mesma população. 

Como é evidente deste absolutamente irracional excesso de advogados nada de bom pode vir, como seja a captura da Assembleia da República e do processo legislativo impedindo a aprovação de leis que belisquem os seus interesses, nem muito menos permitindo que a República Portuguesa (apesar de ter milhares de funcionários públicos diplomados em Direito) deixe de gastar todos os anos milhões de euros com sociedades de advogados privadas. https://www.dinheirovivo.pt/economia/advogados-custam-15-milhoes-por-ano/

Factos que também ajudam a perceber porque é que Portugal é um país muito mais pobre e mais fustigado pela corrupção do que a Holanda, a Suécia e a Finlâbdia, acima referidos, onde não há como cá um elevado número de advogados a ajudar os seus clientes a fugir ao fisco. Isto já para nem falar da forma como o Bastonário da Ordem dos Advogados reagiu há poucos meses atrás a um modestissimo pacote de medidas anti-corrupção, menos parecendo alguém preocupado com a corrupção que empobrece este país, mas muitissimo mais preocupado em garantir que não haja mexidas no processo penal, sejam elas quais forem, que reduzam os rendimentos dos advogados. O que teve pelo menos a vantagem de mostrar que o referido código foi concebido para tratar em primeiro lugar dos interesses dos advogados e somente secundariamente dos interesses dos Portugueses.