quarta-feira, 1 de julho de 2020

The Economist__"A próxima catástrofe mundial (e como sobreviver a ela)"

https://www.economist.com/briefing/2020/06/25/the-world-should-think-better-about-catastrophic-and-existential-risks

O grande tema da edição desta semana da The Economist diz respeito ao facto de os governos pela sua impreparação quase parecerem estar desensibilizados quanto aos riscos de catástrofes. O artigo no primeiro link acima menciona várias catástrofes possíveis a nível mundial, como por exemplo, a ocorrência de uma erupção solar de elevada magnitude (como aquela que ocorreu em 1859 ou ainda pior) que pode colocar grandes partes do planeta por meses ou até durante anos sem eletricidade, catástrofe essa cujas possibilidade de ocorrência neste século rondam 50%. Já o segundo artigo acima fala entre outros do trabalho do Sueco Nick Bostrom, já mencionado neste blog há vários meses atrás cuja hipótese que o tornou conhecido foi analisada recentemente num artigo (de acesso aberto) publicado na revista Futures pelo David Manheim. 

 A parte irônica é que os governos não são os únicos culpados por essa "negligência" porque uma pesquisa na Scopus por publicações com o termo "catastrophe" no título encontra 6733 documentos, enquanto se a mesma pesquisa for sobre a palavra "fashion", encontra 11955 documentos. Será que esse resultado significa que a Academia, a nível mundial, está menos preocupada com catástrofes do que com a moda ou que indústria da moda (e outras indústrias como a do luxo, que o Scopus informa que também aparece referida em milhares de publicações) subverteu aquilo que deviam ser as prioridades da Academia ?

PS - Uma questão crucial no que respeita a catástrofes é a relativa às profissões ditas essenciais em contexto de catástrofe, que faria todo o sentido que fossem mais valorizadas, senão socialmente pelo menos financeiramente, já que é um absurdo que um herói da bola ganhe milhares de euros por hora enquanto quem realmente conta ganha meia dúzia de euros por hora. Vide post de 17 de Março.https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/03/coronavirusnao-ha-medalhas-que-cheguem.html