quinta-feira, 23 de julho de 2020

Queixa contra o Expresso e jornalista do Expresso

Abaixo se reproduz a queixa hoje enviada à Entidade Reguladora para a Comunicação Social: 

Exmo Sr. Presidente do Conselho Regulador da ERC
C/C Director do Expresso
C/C Comissão da Carteira Profissional do Jornalista

Em 2015 o Expresso publicou uma peça jornalística, da autoria do jornalista Virgílio Azevedo, sobre unidades de investigação contendo dados errados. À data queixei-me desse facto e o Expresso publicou em Abril desse ano na secção Cartas um reconhecimento desse erro.

Dois anos mais tarde, no início de 2017, o mesmo Expresso, pela mão do mesmo jornalista Virgilio Azevedo, volta a publicar nova peça sobre unidades de investigação contendo dados errados. Novamente me queixei mas nada aconteceu. Fiz então uma participação à Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que pela sua deliberação ERC/2018/154 (CONT JOR-I) confirma a ocorrência de uma situação de violação do dever de rigor informativo.

Em Maio deste ano, o mesmo Expresso, novamente pela mão do mesmo jornalista Virgílio Azevedo, publica uma peça aludindo à possibilidade da Professora Elvira Fortunato poder vir a ganhar o prémio Nobel da Física. Uma pseudonoticia baseada num boato, que na altura comentei no meu blog, em post que se tornou o quinto mais visto https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/05/nobel-da-fisica-para-elvira-fortunato.html

De lá para cá e acreditando que o Expresso só publica notícias rigorosas, devidamente confirmadas, o boato espalhou-se como fogo na pradaria, como o comprova uma pesquisa no Google, pelos termos “Elvira” AND “Fortunato” AND “Nobel”. Chegando-se ao ponto de até haver órgãos da imprensa regional a informar os seus leitores que a referida professora foi “nomeada” para o referido prémio, o que é uma falsidade evidente:

A insanidade atingiu proporções tais que até o Bastonário da ordem dos Engenheiros, Director por inerência da revista daquela Associação Pública, autorizou que esta semana aquela revista contivesse uma pseudonoticia que afirma que o professora Elvira Fortunato está na short list do prémio Nobel. Esse facto grave já o condenei no meu blog https://pacheco-torgal.blogspot.com/2020/07/o-que-sabe-ordem-dos-engenheiros-sobre.html E também já apresentei queixa contra o Sr. Bastonário à Senhora Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Engenheiros

Mais informo que contactei um membro da Academia das Ciências da Suécia,  que ontem me informou que, qualquer noticia que coloque a professora Elvira Fortunato numa short list do prémio Nobel da Física é apenas pura especulação. A resposta textual do mesmo (da qual reproduzo apenas uma parte) foi: "the Portugese newspaper is spreading fake news". 

Pelo exposto sou a solicitar a condenação do Expresso e do jornalista Virgílio Azevedo pela violação reiterada do dever de rigor informativo.