quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Candidato a vaga de professor na Universidade de Lisboa terá de pagar quase 100.000 euros para contestar o resultado de um concurso

Uma certa Faculdade da Universidade de Lisboa, visada no post acima, achou boa ideia exigir que a revista Sábado publicasse o contraditório a um artigo anterior, sobre concursos problemáticos ocorridos naquela Faculdade. 

Do contraditório hoje publicado pela revista Sábado, destaco a parte em que se pode ler que a referida Faculdade, irá até onde for preciso, para obrigar um candidato que reclamou de um concurso pague quase 10.000 euros porque ele exigiu conhecer o currículo dos restantes candidatos para poder reclamar do resultado do concurso. Note-se que este candidato já teve que constituir advogado e pagar taxa de justiça para que um tribunal obrigasse a Faculdade a fornecer-lhe essa informação. 

Fica-se assim a saber que na vanguardista Universidade de Lisboa, ainda hoje vivem com regras do século XX, não fazem a minima ideia do que é desmaterialização e digitalização e pelos vistos nem sequer sabem o que é um ficheiro PDF. E se o candidato acima referido é agora "perseguido" por uma divida de quase 10.000 euros, por conta de um concurso em que participaram poucos concorrentes, então se num futuro concurso houver uma centena de candidatos a concorrer a uma vaga de Professor, se algum deles quiser reclamar do mesmo terá que pagar quase 100.000 euros, para poder obter a informação curricular de todos os candidatos. 

Enquanto contribuinte sinto-me roubado por um único centimo dos meus impostos servir para financiar a referida Faculdade. Despedir todos os Professores e funcionários daquela Faculdade e bem assim mandar demoli-la custaria menos de um euro a cada Português, eu pela minha parte estou disposto a pagar a parte que caberia a várias centenas Portugueses, nessa despesa de importância fundamental para ajudar a tornar o ar deste país mais respirável.